O curso de Teatro da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) promove, como forma de iniciativa educacional, aulas abertas no contexto da disciplina “História do Teatro Brasileiro e Amazonense”. Coordenado pela professora Francenilza Viana, em parceria com acadêmicos do 5º período do curso, o projeto possibilita uma maior compreensão do processo histórico dos teatros no Estado.
Sob o título “História do teatro no Amazonas: uma jornada pelas ações e cenas”, as aulas abertas acontecem em formato de videoconferências, sempre nas segundas-feiras, das 9 às 11h (horário Manaus), via plataforma Google Meet. O link de acesso pode ser encontrado no perfil do Instagram do Centro Acadêmico de Teatro (CEAT).
A produção das videoconferências tem o apoio de um grupo de produção organizado pelos próprios discentes do 5º período. Além da equipe de produção estudantil, o evento conta com o apoio do Centro Acadêmico de Teatro da Escola Superior de Artes e Turismo (ESAT), atuando no suporte às divulgações e mediações nas redes sociais.
“Para nós do 5º período tem sido uma experiência significativa poder participar de todas as etapas de produção das videoconferências, pois nos redimensiona também nosso compromisso junto a nossa formação acadêmica”, conta a atriz, acadêmica e presidente do CEAT, Viviane Palandi.
“Como temos ainda em acervo pequeno em relação a história do teatro local, o objetivo das aulas abertas busca reconstruir os caminhos em busca dos protagonistas que deixaram suas marcas em nossa história. Pesquisadores da história do teatro do Amazonas são convidados para contribuir com o repertório dos acadêmicos na área e desta forma democratizar o acesso as pesquisas e publicações realizadas”, finaliza a professora Francenilza Viana.
Fonte – Ascom
Foto – Divulgação