O Carnaval é um dos eventos mais esperados do ano, reunindo milhares de foliões em blocos de rua, festas e desfiles. No entanto, a celebração também pode gerar impactos ambientais significativos, como o excesso de lixo e o frequente uso materiais de difícil decomposição, como plásticos, por exemplo. É possível aliar diversão com sustentabilidade e a Agência de Notícias do Turismo listou algumas dicas para os mais de 53 milhões de foliões aproveitaram a festa de forma mais consciente, preservando sempre os nossos destinos.
Com tantas belezas naturais, paisagens deslumbrantes e cenários que já são tradicionais do Carnaval brasileiro, o folião pode fazer sua parte ajudando na preservação ambiental. Para continuar brilhando sem culpa, escolha opções de glitter biodegradáveis feitas de celulose vegetal que são mais facilmente dissolvidos na natureza.
Os copos descartáveis também são grandes vilões do meio ambiente, pois demoram centenas de anos para se decompor. Uma alternativa é levar seu próprio copo reutilizável, que pode ser usado durante toda a festa, reduzindo a produção de lixo plástico. Bebidas enlatadas também são uma opção mais sustentável, já que grande parte desse material pode ser reciclado e ainda gera uma economia verde.
Outra dica é que em vez de comprar fantasias novas, reaproveite roupas antigas ou crie novas combinações com peças que você já tem em casa. E vale garimpar em brechós ou trocar figurinos com amigos. Evite distribuir confetes de papel laminado ou plástico, que são difíceis de recolher e ainda podem acabar entupindo bueiros ou ir pararem em rios e mares. Se quiser manter a tradição, opte por confetes de papel reciclado ou até mesmo as folhas secas picadas.
Os deslocamentos também podem ser mais sustentáveis. Prefira transporte público, bicicleta ou caronas compartilhadas para reduzir a emissão de poluentes e evitar congestionamentos.
Com pequenas atitudes, é possível curtir o Carnaval sem prejudicar o meio ambiente. A diversão pode (e deve!) caminhar lado a lado com a responsabilidade ambiental. Vamos juntos fazer um Carnaval mais verde e consciente!
Fonte – Mtur
Foto – Divulgação/Mtur