Para tratar da utilização do Visual Law em peças processuais, a Escola de Direito da Universidade do Estado do Amazonas (ED/UEA) realiza na segunda-feira (5/7), às 18h, uma web conferência com o professor Bernardo de Azevedo e Souza. O encontro virtual é organizado pela professora da UEA Luziane de Figueiredo Leal e acontece por meio da plataforma Google Meet. O evento é aberto para toda comunidade acadêmica, com inscrições gratuitas, que podem ser feitas pelo link abaixo.
A ação faz parte do projeto ‘Proteção dos Direitos da Personalidade na Sociedade de Informação’ e discute a aplicação do Visual Law no âmbito do direito e o avanço dessa técnica no Brasil, sobretudo acerca da expedição de resoluções em diversos tribunais. Palestrante convidado da web conferência, Bernardo de Azevedo é autor do livro ‘Visual Law: como os elementos visuais podem transformar o direito’.
O conceito de visual law é uma importante inovação no mercado jurídico que se baseia no uso de recursos visuais para tornar as argumentações judiciais mais acessíveis e de fácil compreensão para o público em geral. Para cumprir com este objetivo e fazer com que peças processuais sejam mais atrativas, são utilizadas técnicas de design como infográficos, fluxogramas, ícones, logomarcas, entre outros.
Bernardo de Azevedo e Souza é advogado criminalista, com Mestrado em Ciências Criminais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e especialização em Ciências Penais pela mesma universidade.
Responsável pelo projeto, a professora Luziane Figueiredo explica que, além da realização de eventos remotos, há também a indicação de leituras, posts e links relacionados aos temas discutidos e, sobretudo, produção de artigos científicos sobre esses direitos fundamentais.
“O projeto de ‘Proteção dos Direitos da Personalidade na Sociedade da Informação” está sendo desenvolvido desde novembro de 2020 e trata-se de um projeto de pesquisa de minha autoria no qual se propõe analisar os principais aspectos dos direitos da personalidade, tais como: honra, imagem, privacidade e vida privada no contexto da sociedade atual, cuja disrupção digital, tem criado inúmeros desafios”, comentou.
Fonte – Secom
Foto – Divulgação