El Salvador recebeu o movimento cooperativo continental

Notícias

Nos dias que antecederam à celebração da 70ª reunião ordinária do Conselho de Administração Regional que aconteceu entre 1 e 2 de março, houveram seminários temáticos e setoriais enriquecidos com expositores de prestígio local e um grande comparecimento de membros cooperativos Salvadorenhos

As atividades começaram na terça 27 de fevereiro com duas oficinas muito interessantes e produtivas. O Comitê Regional para a Igualdade de Gênero reuniu-se para trabalhar na produção coletiva de uma estratégia e um manual que orienta a posição das cooperativas em face do fenômeno triste da violência de gênero, tudo visto a partir dos princípios cooperativos.

Simultaneamente, um grupo de jovens membros cooperativos que representam o Canadá, a República Dominicana, a Costa Rica, a Colômbia, o Peru e a Argentina se reuniram para analisar a realidade da juventude no continente e sua relação com o movimento e as cooperativas, através da aplicação de uma abordagem inovadora de investigação. A sessão foi animada pelo Diretor Regional da Aliança e por Paulo Ochoa, Diretor Estratégico da firma “Etnológica”, pioneira na América Latina em estudos antropológicos e etnográficos.

Na quarta-feira, 28 de fevereiro, quatro seminários temáticos de grande interesse são realizados simultaneamente:

– O Comitê Regional de Cooperativas Financeiras e Bancos Cooperativos da Aliança na Região das Américas (COFIA) reuniu um grande grupo de líderes continentais e salvadorenhos para discutir a realidade do setor financeiro cooperativo.

– A CICOPA, organização setorial que reúne as cooperativas de produção industrial, artesanal e de serviços, também realizou uma reunião que incluiu a participação do vice-ministro da Agricultura e Pecuária, Hugo Flores, que destacou o importante contributo das cooperativas em seu país.

– O Comitê Regional de Jovens (CRJ) realizou um seminário compartilhado com membros cooperativos e jovens líderes salvadorenhos, o que lhes permitiu ver em primeira mão algumas iniciativas que estão sendo promovidas no país para promover a participação e o desenvolvimento dos jovens. Em seu discurso, Carlos Medrano, presidente do CRJ, valorizou particularmente as experiências específicas apresentadas pela cooperativa salvadorenha durante o desenvolvimento do evento.

– O Comitê Regional para a Igualdade de Gênero (CREG) também realizou seu seminário que possibilitou um intercâmbio frutuoso entre as experiências que estão sendo desenvolvidas nesta área, tanto a nível regional como local.

Uma delegação de alto nível, chefiada por Ramon imperial, presidente das Cooperativas das Américas, Edilberto Martinez, Vice-Presidente do Conselho de Administração, e Héctor Córdova, gerente-geral da Federação das Cooperativas de Poupança e Crédito El Salvador (FEDECACES) realizada uma visita à Casa Presidencial.

A delegação cooperativa foi completada com alguns membros do Conselho de Administração: Siria Jeldes, presidente da Coopeuch do Chile; Myriam Báez, vice-presidente da Conpacoop do Paraguai; Graciela Fernández, presidente da Cudecoop do Uruguai; e William Ortiz, presidente da Liga das Cooperativas de Porto Rico, além de José Blanco, Diretor Regional de Cooperativas das Américas.

Na Casa Presidencial houve um encontro interessante com o Subsecretário de Técnico e Planejamento da Presidência, Manuel Enríquez Villacorta, no qual a delegação o fez conhecer experiências muito valiosas de cooperativismo bem-sucedido, incidentes e alto impacto em diversos países da região . Além disso, a delegação teve a oportunidade de cumprimentar o vice-presidente da República, Oscar Ortiz, com quem teve um breve intercâmbio.

No final do encontro, a Imperial disse que “há uma boa abertura para gerar políticas públicas favoráveis ​​à promoção e desenvolvimento de cooperativas, mas é necessário manter uma presença permanente”. Ele acrescentou que “a principal função da Aliança Cooperativa Internacional é, precisamente, apoiar este tipo de processos e iniciativas”.

Fonte – Cooperativa das Américas

Deixe um comentário