Variedades

Em comemoração ao seu dia (13 de maio), zootecnistas debatem futuro da produção animal

Como parte das ações da campanha em homenagem aos profissionais da Zootecnia deste ano, que destaca a atuação nas áreas da Economia, Educação e Genética, o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP) promove o Encontro dos Zootecnistas, de 11 a 13 de maio. Pelo segundo ano consecutivo, por conta da pandemia de Covid-19, o evento será realizado de forma on-line.

“As restrições ocasionadas pela pandemia forçaram nossa adaptação a meios remotos que se mostraram viáveis e produtivos. Provavelmente, a educação continuada, antes realizada presencialmente, também será diferente neste ‘novo normal’”, afirma Celso Carrer, presidente da Comissão Técnica de Zootecnia e Ensino (CTZE) do CRMV-SP.

Neste ano de 2021, a novidade fica por conta do formato: as palestras dão lugar à painéis de discussão com profissionais renomados, nas mesmas áreas definidas pela campanha nacional.

Para Paulo Marcelo Tavares Ribeiro, também integrante da CTZE/CRMV-SP, eventos como o Encontro anual são extremamente relevantes para propiciar o debate de ideias e a geração de riquezas, assim como de novas tecnologias necessárias para o encontro de destaques para a profissão e para o País e a melhoria da empregabilidade.

“Cabe ressaltar que, mais uma vez, o Agronegócio, com a liderança dos produtores e com os profissionais das ciências zootécnicas e agrárias, segura o PIB nacional, contribuindo para uma queda menor da economia durante a pandemia e garantindo o abastecimento das famílias”, enfatiza Ribeiro.

Agronegócio

O painel “Zootecnia: engrandecendo a economia e o agronegócio nacional” abrirá o Encontro e terá Paulo Marcelo Tavares Ribeiro como um dos participantes, ao lado do conselheiro do CRMV-SP e diretor técnico de Departamento da APTA Regional da SAA-SP sediada em Campinas, Luiz Ayroza; e da coordenadora do Grupo de Trabalho de Sustentabilidade e Meio Ambiente do Conselho Mundial da Avicultura e diretora técnica adjunta da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Sulivan Pereira Silva, ex-conselheira da autarquia.

Mestre em Zootecnia e doutor em Engenharia de Produção com ênfase em Gestão de Sistemas Agroindustriais, Ribeiro é diretor da Agência São Paulo de Desenvolvimento (ADE Sampa), responsável por projetos de inovação, startups e desenvolvimento local. “Minha expectativa é muito boa, espero contribuir para o debate trazendo uma visão crítica e inovadora. É o momento de pensar fora da caixa e encontrar novos caminhos”, destaca.

Educação

Professor da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da Universidade de São Paulo (FEZ-USP), mestre em Medicina Veterinária e doutor em Engenharia Agrícola, com experiência prática como empresário e gestor de vários empreendimentos na área do Agronegócio, Celso Carrer será um dos debatedores no Painel “Zootecnia e educação: da universidade para o mercado”.

Ao lado dele no painel estão também a docente da FZEA-USP e ex-presidente da Associação Brasileira de Zootecnia (ABZ), Célia Regina Orlandelli Carrer; e a presidente da Comissão Nacional de Educação em Zootecnia do CFMV, coordenadora da graduação da Universidade do Oeste Paulista e conselheira eleita para a próxima gestão do CRMV-SP, Ana Cáudia Ambiel.

Genética

Encerrando o Encontro, o Painel “Zootecnia e genética: ampliando a capacidade de produção nacional” terá entre os debatedores a zootecnista Liliane Saguisawa, mestre em Ciência Animal e Pastagens e doutora em Zootecnia. Ao lado dela, no painel estarão também Willian Koury Filho, membro da CTZE/CRMV-SP; e Tabatha Silvia Rosini Lacerda, membro da Comissão de Responsabilidade Técnica do CRMV-SP, analista técnica da ABPA e do Instituto Ovos Brasil.

Diretora técnica da Designer Genes Technologies Brasil Consultoria Empresarial Ltda (DGT Brasil), professora de pós-graduação da Unoeste e da Universidade da Pecuária, Liliane afirma que “a área da genética é o primeiro pilar de construção da produção animal. É a base de tudo e com a qual, aliada ao ambiente adequado, conseguimos obter o melhor do animal, encurtando o caminho para chegarmos a um objetivo na produção.”

 

 

Fonte – CRMV/SP

Foto – Divulgação

 

 

temas relacionados

clima e tempo

publicidade

baixe nosso app

outros apps