A cadeia produtiva do açaí será tema de discussão do I Workshop das Cadeias Produtivas no Amazonas, que acontece dias 28 e 29 de julho de 2023, no município de Coari, AM. O evento é promovido pela Embrapa e Governo do Estado do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror) e tem por objetivo prospectar demandas para apoiar ações de projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) e subsidiar políticas públicas. O público alvo são produtores rurais, representantes de agroindústrias e técnicos de instituições que atuam na atividade produtiva.
O evento começa na sexta-feira, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (Ifam), no horário das 8h às 17h e continua no sábado com visita em área de produtor e fábrica de processamento. Em ambos os momentos serão apresentados aos empreendedores rurais novas tecnologias e sistemas de produção inovadores, desenvolvidos pela Embrapa e que se pretende integrá-los aos demais elos das cadeias produtivas, como agroindústrias, comerciantes e investidores.
Na sexta-feira, os pesquisadores da Embrapa, Edson Barcelos e Ricardo Lopes, apresentarão as tecnologias disponíveis e as ações de transferência de tecnologia com a cultura do açaí no Amazonas, com destaque às atividades desenvolvidas em Coari. Por meio de um projeto de pesquisa, financiado com emenda parlamentar, a Empresa instalou no município dois viveiros de açaí das espécies Euterpe precatoria (predominante no Amazonas) e Euterpe oleracea (dominante no Pará), vai implantar uma URT (Unidade de Referência Tecnológica) de manejo da cultura e, durante o evento, entregará à Prefeitura Municipal um equipamento para montagem de um batedor de açaí, que possibilita o beneficiamento da fruta com todas as práticas de higiene e esterilização. Em seguida haverá o Momento Troca de Experiências com os participantes.
No período da tarde haverá a apresentação da Metodologia de Promoção de Cadeia de Valor da cultura do açaí, pelo Instituto Acariquara, que vai promover a discussão e sistematizará as respostas. Ao final do encontro será elaborada uma proposta participativa, com característica inclusiva e que conecte os setores envolvidos na cadeia produtiva, gerando mais valor agregado aos produtos para o consumidor final. Na sábado, 29, será feita visita técnica em área de produtor e fábrica de processamento de açaí.
O evento em Coari é promovido pela Embrapa e Governo do Estado do Amazonas por meio da Sepror, da Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS) e da Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf), com apoio da Prefeitura Municipal de Coari, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente e da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).
Esta será a sexta edição do I Workshop das Cadeias Produtivas no Amazonas, que tem por finalidade o desenvolvimento sustentável de 11 cadeias produtivas prioritárias no Estado. Além desta sobre açaí, já foram realizados encontros voltados para cadeias da banana, cupuaçu, castanha, abacaxi e piscicultura. As próximas edições do evento irão abordar pecuária sustentável, citros, guaraná, mandioca e olerícolas.
Fonte – Ascom
Foto – Divulgação