A Embrapa realizou evento voltado para produtores rurais, viveiristas, técnicos de instituições públicas e privadas com interesse na produção de manivas-sementes de mandioca. O Seminário Projeto Reniva Amazonas, aconteceu neste dia 1º de agosto, na sede da Embrapa Amazônia Ocidental, em Manaus-AM.
O evento foi promovido pela Embrapa e Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), com apoio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal do Amazonas (Idam). O objetivo foi discutir e alinhar ações para a implantação da Rede Reniva no estado do Amazonas, visando fortalecer a cadeia produtiva da cultura da mandioca, principalmente no aspecto da qualidade sanitária e disponibilidade de manivas-semente.
A Rede Reniva (Rede para multiplicação e transferência de materiais propagativos de mandioca com qualidade genética e fitossanitária) é uma estratégia organizacional de produção em escala comercial de materiais de plantio de mandioca. Seu objetivo é difundir, por meio de uma rede articulada para multiplicação, a transferência de manivas-semente de mandioca com garantia da qualidade genética e fitossanitária, tanto para pequenos agricultores familiares quanto para grandes agricultores das principais regiões produtoras de mandioca em todo o território nacional.
A Embrapa foi contemplada com recursos financeiros do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), para a ampliação da Reniva para nove estados, sendo seis da região Norte (Acre, Amapá, Amazonas, Rondônia, Roraima e Tocantins) e três do Nordeste (Alagoas, Bahia, Paraíba). O lançamento dessa iniciativa foi em maio deste ano.
“O Ministério de Desenvolvimento Agrário sensibilizou-se com a importância dessa cultura principalmente para a região norte e a importância que tem a Rede Reniva na disponibilização de material de plantio com garantida sanidade vegetal e identidade genética comprovada”, destaca o engenheiro-agrônomo Herminio Rocha, analista da Embrapa Pesca e Aquicultura, que junto com Helton Fleck, analista da Embrapa Mandioca e Fruticultura (BA) participam do seminário em Manaus para tratar da implementação de ações desse projeto no Amazonas. Ambos são coordenadores nacionais da Rede Reniva, e vem ao Amazonas para interagir e dialogar com produtores locais, em articulação com a Embrapa Amazônia Ocidental (AM), e diversos parceiros institucionais convidados para o Seminário do Projeto Reniva Amazonas que ocorrerá no próximo dia 1º de agosto na sede da Embrapa em Manaus.
Na programação do seminário foram discutidos problemas e perspectivas na produção de manivas-semente no Amazonas e apresentadas informações sobre pesquisas da Embrapa com a cultura da mandioca, assim como informações do Termo de Execução Descentralizada (TED) do MDA para a execução do projeto e os arranjos institucionais no âmbito da Rede Reniva.
Fonte – Ascom
Foto – Divulgação