O município de Tucuruí foi palco para debater avanços e ações para o ramo do transporte no estado, neste sábado, 30. O Encontro Paraense das Cooperativas de Transporte Complementar Intermunicipal, foi um evento que reuniu representantes de cooperativas para um dia de imersão em novas oportunidades e criação de estratégias para promover e desenvolver o setor. O encontro foi realizado pelo Sistema OCB Pará com apoio da Central das Cooperativas de Transporte do Estado do Pará (CENCOPA).
O evento teve início com a apresentação dos serviços e oportunidades oferecidos pelo Sistema OCB Pará, como auxílio jurídico, contábil, marketing e capacitações.
Para o Presidente do Sistema OCB Pará, Ernandes Raiol, a realização do encontro foi de extrema importância para o fortalecimento do setor. “Este evento proporcionou uma oportunidade única para que possamos discutir novas oportunidades, entender as dificuldades e criar soluções estratégicas para os entraves do setor. Isso só reforça o compromisso do Sistema OCB Pará com o desenvolvimento do cooperativismo do estado”, falou.
Em seguida, foi ministrada uma palestra pelo Bruno Krug, abordando temas como liderança e inteligência emocional. O objetivo era inspirar os participantes a se tornarem líderes dentro de suas equipes, impulsionando o crescimento e a eficiência das cooperativas. A palestra foi estrategicamente planejada para despertar o potencial dos presentes, que poderão aplicar os ensinamentos em suas respectivas cooperativas.
Além disso, Jacques, representante da JCT Consultoria, esclareceu dúvidas relacionadas à transição da ARCON para ARTRAN e como isso impacta no funcionamento das cooperativas de transporte de passageiros. Foram discutidas sobre as ações de regularização, controle e fiscalização dos serviços públicos de transporte, visando melhorar e adequar a qualidade dos serviços prestados ao público.
A participação da VOGA Consultoria também foi fundamental. O consultor Fábio Barra apresentou um diagnóstico de viabilidade econômica e financeira realizado com dez cooperativas do ramo, mostrando que 90% são viáveis e cada uma possui suas especificidades. Juliana Barra, consultora da VOGA, apresentou oportunidades de compras coletivas, incentivando uma abordagem estratégica para o setor.
Finalizando a programação, as cooperativas de crédito CRESOL Transamazônica e SICREDI Sudoeste apresentaram soluções financeiras voltadas para as cooperativas de transporte, para que possam ter acesso a crédito e outros serviços adequados.
O evento encerrou com a elaboração de um plano de ação, onde a VOGA Consultoria e o Sistema OCB Pará se comprometeram a trabalhar de forma assertiva para atender às necessidades levantadas durante o encontro.
Para o representante do ramo transporte do Sistema OCB Pará, Valdemar Rodrigues, o encontro ficou para a história, onde decisões foram tomadas em conjunto para fomento do ramo. “Antes da realização do evento, foram levantadas as necessidades em uma reunião e que no evento foram atendidas. Agora, com o plano de ação, eu acredito que iremos avançar, cada vez mais”, disse.
Fonte – OCB/PA
Foto – Divulgação