Variedades

Equatorial Pará orienta a população para que acidentes com celulares sejam evitados

Para evitar acidentes com celulares, é importante ter cuidado com a temperatura, a bateria, os acessórios e o manuseio do aparelho.
Não deixe o celular carregando em superfícies inflamáveis, como sofás ou travesseiros.
O uso do aparelho requer atenção, principalmente quando está conectado às tomadas.

Um dos principais perigos com energia dentro de casa é o uso do celular enquanto o aparelho carrega na tomada. Essa situação pode causar acidentes graves e até fatais. Por isso, o Pará Equatorial orienta a população sobre a importância de utilizar o dispositivo de forma adequada para que os riscos sejam minimizados.

De acordo com Elton Lucena, executivo de Segurança da distribuidora de energia, a falta de informação adequada aliada aos hábitos corriqueiros do dia a dia faz com que as pessoas não se atentem aos riscos que correm ao mandar uma mensagem ou atender um telefonema enquanto o celular está na tomada.

“Quando o celular está carregando e utilizando recursos ou aplicativos, há uma demanda maior de processamento e, consequentemente, de energia. Isso provoca aumento da temperatura dos circuitos, conhecido como efeito Joule, podendo levar ao superaquecimento, curto-circuito e queima de componentes do aparelho”, explica.

Outra orientação é usar cabos originais, fontes do selo do InMetro e verificar regularmente suas condições. Antes de conectar o celular à tomada, é importante certificar-se de que o cabo não está danificado ou com fios expostos.

“A maioria dos celulares usa baterias de íon-lítio que são sensíveis a altas temperaturas, e um aumento excessivo pode causar uma aparência de fuga térmica e, consequentemente, explosões. Por isso, nunca se deve deixar o celular carregando em locais abafados, como embaixo do travesseiro”, completa Elton Lucena.

Confira mais dicas de segurança para usar celulares conectados à tomada:

Evite adaptadores e extensões: os chamados “benjamins” aumentam o risco de sobrecarga nas tomadas e, consequentemente, de acidentes elétricos;

Celular e água não combinam: evite usar o aparelho em locais com alta umidade, como banheiros. A água é condutora de eletricidade, aumentando o risco de curto-circuito e choques;

Durante fortes chuvas, retire o celular da tomada, pois as descargas elétricas podem atingir a rede elétrica;

Jamais use fones de ouvido enquanto o aparelho estiver carregando.

 

Fonte – Ascom

Foto – Divulgação/Ascom

temas relacionados

clima e tempo

publicidade

baixe nosso app

outros apps