O Dia Internacional da Alfabetização (ILD) 2020 terá como foco o ensino e a aprendizagem da alfabetização na crise do COVID-19 e além, com foco no papel dos educadores e nas mudanças pedagógicas. O tema irá destacar a alfabetização em uma perspectiva de aprendizagem ao longo da vida e, portanto, focará principalmente em jovens e adultos. A recente crise da Covid-19 tem sido um lembrete gritante da lacuna existente entre o discurso político e a realidade: uma lacuna que já existia na era pré-Covid-19 e está afetando negativamente a aprendizagem de jovens e adultos que não têm ou têm baixo nível de alfabetização habilidades e, portanto, tendem a enfrentar várias desvantagens. Durante a Covid-19, em muitos países, os programas de alfabetização de adultos estavam ausentes nos planos iniciais de resposta à educação, então a maioria dos programas de alfabetização de adultos que existiam foi suspensa com apenas alguns cursos continuando virtualmente, através da TV e do rádio, ou ao ar livre espaços. Qual é o impacto da crise da Covid-19 sobre os educadores de alfabetização de jovens e adultos e sobre o ensino e a aprendizagem? Quais são as lições aprendidas? Como podemos posicionar efetivamente a alfabetização de jovens e adultos nas respostas globais e nacionais e nas estratégias para a fase de recuperação e construção de resiliência?
Ao explorar essas questões, o Dia Internacional da Alfabetização 2020 proporcionará uma oportunidade para refletir e discutir como pedagogias e metodologias de ensino inovadoras e eficazes podem ser usadas em programas de alfabetização de jovens e adultos para enfrentar a pandemia e além. O Dia também será uma oportunidade para analisar o papel dos educadores, bem como políticas, sistemas, governança e medidas eficazes que podem apoiar os educadores e a aprendizagem. Por meio de uma conferência virtual, a UNESCO iniciará uma discussão global coletiva para reimaginar o ensino e a aprendizagem da alfabetização de jovens e adultos na era pós-Covid-19, em direção à realização do ODS4.
Fonte – Unesco
Foto – Divulgação