Energia elétrica é um item indispensável, especialmente nesse momento de isolamento social em decorrência da pandemia do Coronavírus. A energia é necessária para que as pessoas consigam trabalhar, entreter as crianças e se manter informadas. E nesse período em que a melhor forma de combater a disseminação da COVID-19 é evitar espaços com aglomeração de pessoas e permanecer mais tempo em casa, é importante seguir algumas dicas da Equatorial Pará sobre como utilizar a energia de forma segura para todos.
O executivo de Segurança da distribuidora, Alex Fernandes, alerta que nesse período, no qual há mais pessoas em casa, é necessário ter atenção com a segurança. “Como as crianças estão dentro das residências, é importante ter cuidados com as tomadas, com fios elétricos que possam estar desencapados e com o ato de ligar vários aparelhos em uma mesma tomada com os ‘benjamins’, o que pode ocasionar curto-circuito”, explica.
Confira abaixo as orientações para utilizar a energia de forma segura:
Lâmpadas e tomadas
· Antes de trocar uma lâmpada, desligue o interruptor. Não toque na parte metálica do bocal, nem na rosca. Não exagere na força ao rosquear, pois o vidro pode quebrar em sua mão;
· Atenção ao uso do famoso “T” (benjamim) para ligar aparelhos elétricos. A utilização do objeto pode dar origem a um curto-circuito ou princípio de incêndio, se houver sobrecarga na instalação elétrica. O correto é usar filtro de linha como opção para ligar vários equipamentos ao mesmo tempo;
· Não se esqueça de verificar sempre a voltagem correta do aparelho antes de conectá-lo à energia. Observe o diâmetro dos pinos e jamais force a conexão deles em uma tomada. Também nunca retire qualquer pino dos plugues, isso pode causar sobrecarga e graves acidentes.
Instalações de antena e reformas
· Não instalar antenas próximo à rede elétrica, pois há risco de contato na fiação e consequente choque;
· Ao fazer pequenos reparos, também é necessária atenção e respeitar a distância mínima com a rede da Equatorial. Dessa forma é possível evitar contato acidental de escadas e andaimes com a rede elétrica.
Água e energia
· A água e energia não combinam e potencializam o risco de acidentes. Por isso, é importante evitar o contato com equipamentos elétricos com as mãos e/ou pés molhados e realizar consertos em instalações elétricas em locais úmidos e molhados;
· Para trocar a temperatura do chuveiro é importante que ele esteja desligado e o corpo não deve estar molhado. Além disso, recomenda-se usar calçado de borracha na hora de fazer a mudança;
· É preciso cuidado em relação a resistências dos chuveiros elétricos. Nunca altere o tamanho nem reaproveite resistências queimadas.
A Equatorial orienta ainda que se alguém for vítima de choque elétrico, não se deve tentar tocar na pessoa que está recebendo a carga. A melhor forma de ajudar é desligar o disjuntor ou chave geral e ligar para o serviço de Emergência no 192.
Fonte – Ascom
Foto – Divulgação