O pianista Fábio Martino, um dos maiores nomes brasileiros da música clássica na atualidade, será o solista convidado do concerto “Ressonâncias de 2025”, que a Amazonas Filarmônica, sob direção artística de Luiz Fernando Malheiro, apresenta nesta quinta-feira (13/11), às 20h, no Teatro Amazonas. O espetáculo celebra os centenários de quatro grandes compositores que marcaram a história da música: Erik Satie, Georges Bizet, Maurice Ravel e Dmitri Shostakovich.
Radicado na Alemanha, Martino tem se destacado no cenário internacional por suas apresentações com algumas das principais orquestras do mundo. Em Manaus, ele interpretará o “Concerto para Piano em Sol Maior”, de Maurice Ravel, em homenagem aos 150 anos de nascimento do compositor francês. A obra, dividida em três movimentos — Allegramente, Adagio assai e Presto —, é considerada uma das mais emblemáticas do repertório pianístico mundial.
Com regência do maestro Marcelo de Jesus, o concerto conta com o apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.
A apresentação abre com “Gymnopédie nº 1”, de Erik Satie, em arranjo de Claude Debussy, lembrando os 100 anos de morte do compositor. Na sequência, o público ouvirá trechos das Suítes Carmen nº 1 e nº 2, de Georges Bizet, que completam 150 anos de morte, com clássicos como Les Toréadors, Habanera e Danse Bohème.
O encerramento será com a poderosa “Sinfonia nº 5 em Ré Menor, Op. 47”, de Dmitri Shostakovich, composta em 1937 e reconhecida como um dos marcos da música sinfônica do século XX, lembrando os 50 anos de morte do compositor russo.
Com duração de duas horas e intervalo de 20 minutos, o concerto não é recomendado para menores de 10 anos. Os ingressos custam R$ 10 para plateia e frisas, e os demais assentos têm entrada gratuita. As reservas podem ser feitas no site shopingressos.com.br.
O espetáculo integra a programação cultural do Governo do Amazonas, que desde agosto promove concertos semanais a preços populares em Manaus, ampliando o acesso do público à música erudita.
Fonte – Ascom
Foto – Divulgação/Ascom




