Variedades

Férias e acidentes com eletricidade com crianças

É necessário muito cuidado com tomadas sem proteção, extensões com fios desencapados, eletrodomésticos energizados, etc.
Os acidentes não ocorrem somente no mês das férias, eles acontecem ao longo de todo o ano.
Para as crianças e adolescentes é só diversão, para os pais, preocupação.

Ainda estamos em período de férias. Se para as crianças e adolescentes é só diversão, para os pais representa preocupação. O período que compreende as férias escolares carrega um aumento natural de acidentes dentro e fora de casa. Afinal, a criançada fica um tempo maior ‘procurando o que fazer’ e, naturalmente, acaba encontrando…

Para os pais resta a preocupação de estar sempre atentos, principalmente com os menores para quem a aventura é sinônimo de ‘encrenca’.

Para a Abracopel, este é um período em que crescem acidentes envolvendo eletricidade, principalmente na faixa etária entre 0 até 15 anos: em 2022 foram 55 crianças que morreram devido a acidentes envolvendo a eletricidade, em 2023, a boa notícia é que este número caiu para 50 mortes, o mesmo acontecendo em 2024, ou seja, 50 mortes nestas faixas etárias. Qualquer queda nos dados, nos dá um alento e uma esperança de que nossos esforços tem sido, de alguma forma, recompensados.

Os meninos vão para a rua soltar pipa, muitas vezes perto de casa e da rede aérea. Segundo dados da Abracopel, o número de mortes de crianças nesta ‘brincadeira” tem caído. Chegamos a ter 10 mortes em anos anteriores, mas nos últimos 3 anos, os números têm se mantido baixos com 3 mortes em 2022, 5 em 2023 e 2 em 2024. Se acrescentarmos as mortes causadas por fios partidos nas ruas – local onde a maioria da criançada fica olhando para o céu – foram 10 crianças mortas em 2022; em 2023 o número caiu para 04 mortes e em 2024, subiu para 06 mortes.

Dentro de casa não é diferente: contato com tomadas sem proteção, extensões com fios desencapados, eletrodomésticos energizados, fios partidos dentro de casa são apenas alguns dos motivos que levaram 24 crianças e adolescentes à morte em 2022. Em 2023, foram 20 mortes nestas condições e em 2024, subiu novamente para 26 mortes.

Estes acidentes não ocorreram somente no mês das férias, eles se sucederam ao longo de todo o ano, porém é certo que o maior tempo livre oferece também maiores possibilidades de acidentes.

Por isso o alerta: PAIS FIQUEM ATENTOS!

D I C A S DENTRO DE CASA

Procurem verificar as condições de sua instalação elétrica. Ela está velha? Existem fios expostos? Procure um bom profissional eletricista e ‘dê uma geral’ na sua instalação. Se tiver crianças pequenas, coloque protetores nas tomadas, mas o mais importante: procure se informar sobre um aparelho chamado DR – Protetor Diferencial Residual. Ele é um dispositivo de proteção instalado no quadro de energia e sua principal função é salvar vidas – ele não permite que a corrente elétrica chegue até onde esteja acontecendo uma fuga. Exemplo? Seu pequeno coloca uma chave na tomada, antes que a eletricidade percorra o caminho até o dedinho dele, o DR desliga a eletricidade da sua casa inteira em milissegundos, não permitindo que ele receba a descarga elétrica – que,
às vezes, pode ser fatal!

FORA DE CASA

Não permita que seus filhos soltem pipas perto da rede aérea. Naqueles fios, no alto do poste, a tensão é de 13.800v, sabe o que isso significa? Se estamos alertando para o perigo dos choques dentro de casa, onde a tensão é de 127 ou 220v, imagina o que acontece com 13.800v? Procure campinhos de futebol ou parques onde não existe fiação para que eles possam se divertir sem preocupação.

A Abracopel deseja que suas férias sejam somente de alegria e cansaço. Nada de sustos ou tragédias.

E para que os pequenos estejam sempre alerta sobre os perigos que a eletricidade pode apresentar, a Abracopel criou um Concurso Nacional de Redação, Desenho e Vídeo. Em 2025, estamos na 14a edição deste Concurso que premia crianças entre 6/10 anos (categoria desenho), adolescentes entre 11 e 15 anos (categoria redação) e jovens entre 16 a 18 anos (vídeo). O concurso é aberto para as escolas públicas (estaduais, municipais, federais e do
sistema S – Senai, Sesi, Sesc e Senac) e também para as escolas particulares.

Entre no site da Abracopel e se informe como participar (aba CONCURSO)!

 

 

Fonte – Abracopel

Foto – Divulgação/Bombeiros do Ceará

temas relacionados

clima e tempo

publicidade

baixe nosso app

outros apps