Com o fim dos festejos juninos, e a chegada das férias escolares, as crianças passam mais tempo em casa, aproveitando o período com brincadeiras que envolvem o uso de videogames, computadores, TVs e outros aparelhos eletrônicos. Por conta dessas atividades, pode ocorrer o aumento do consumo. Por isso, a Equatorial Pará orienta os clientes para que o desperdício de energia seja evitado. Além disso, a distribuidora também reforça o uso consciente da eletricidade para evitar surpresas na conta de luz no fim do mês.
De acordo com Cleiton Soares, analista de Relacionamento com o Cliente da Equatorial Pará, uma das formas de economia está atento à escolha dos eletrodomésticos, especialmente ao selo Procel de eficiência energética. Os aparelhos com selo A são os mais indicados, pois consomem menos energia.
“O selo Procel é um aliado do consumidor na hora da compra. Ele indica quais equipamentos são mais eficientes e ajudam a reduzir o consumo de energia sem comprometer o desempenho. Essa escolha faz diferença e pode representar uma boa economia”, destaca Cleiton.
Confira outras dicas:
Televisão
É importante desligar o aparelho quando ninguém estiver assistindo e evitar dormir com uma TV ligada. O indicado é programar para desligar automaticamente.
Videogame
Companheiro indispensável das crianças no mundo moderno, o aparelho pode desequilibrar o orçamento doméstico se usado em excesso.
Para evitar a conta no vermelho, é preciso usar com consciência o equipamento e controlar também as horas de jogo da garotada. Não esqueça, também, de desligar o videogame após jogar, sem deixar o aparelho no modo de espera. Afinal, mesmo em standby, ele consome energia.
Ar-condicionado
É considerado um dos principais vilões deste período do ano. O aparelho pode representar até 40% do valor da conta de energia. É indicado não deixar o ar condicionado ligado em ambientes vazios, manter as janelas e portas fechadas quando ele estiver funcionando, ajustar para temperatura confortável (cerca de 23° C) e usar a função timer (temporizador), pois isso ajuda a evitar o funcionamento negativo do equipamento. Vale também dar preferência para os modelos inversores.
Carregador de celular
Quando não estiver sendo utilizado, é importante retirar a tomada. Esse consumo, isoladamente, não significa um grande aumento na contagem de luz, mas, acumulado com outros eletrônicos, pode pesar para o consumidor.
Geladeira
Deve-se evitar abrir e fechar tudo instantaneamente e não guardar alimentos quentes em seu interior. Roupas secando atrás da geladeira também devem ser evitadas. Não utilize uma geladeira próxima às paredes ou ao fogão. Ela deve ser instalada em local ventilado e protegido do sol. É importante observar periodicamente a borracha de proteção que, quando ressecada, causa grande desperdício de energia.
Iluminação
A iluminação doméstica pode representar cerca de 25% do custo por mês. Por isso, é importante abusar da luz natural, pois isso evita acender lâmpadas durante o dia. Caso isso ocorra, a preferência é pelas lâmpadas de LED, que são mais econômicas em até 80%, além de durarem cerca de 15 vezes mais que as incandescentes.
Fonte – Ascom
Foto – Divulgação/Ascom