A Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (FUnATI) completa, em 2025, 18 anos de atuação dedicada ao envelhecimento saudável e à valorização da pessoa idosa no Amazonas. Criada com o propósito de integrar ensino, pesquisa, extensão e inovação voltados à gerontologia e à geriatria, a instituição se consolidou como referência nacional e internacional em políticas públicas para a longevidade, ampliando sua presença e impacto em todo o Estado.
“Tenho orgulho de acompanhar a atuação da FUnATI nesses 18 anos, tanto na capital quanto no interior do Amazonas. Nossa missão de cuidar da população que teve o privilégio de envelhecer continua firme, e a expectativa é alcançar ainda mais pessoas em 2026”, destaca o reitor Euler Ribeiro, que está à frente da instituição desde sua criação, em novembro de 2007.
Nos últimos anos, a FUnATI tem acumulado conquistas que reforçam seu compromisso com a interiorização, o desenvolvimento científico e o avanço tecnológico na área do envelhecimento.
Avanços e interiorização das atividades
Em março, foi assinado o Acordo de Cooperação Técnica para o desenvolvimento de atividades em Maués, simbolizando o retorno da instituição ao município que sediou a histórica pesquisa sobre a Dieta Amazônica, coordenada pelo reitor da FUnATI, Euler Ribeiro, e a vice-reitora, Ivana Manica da Cruz.
A parceria contempla ações de capacitação por meio de workshops e inaugura fase de interiorização com o início dos trabalhos do Telediagnóstico, conduzido pelo Núcleo Digital de Saúde da Pessoa Idosa, ampliando o acesso aos serviços de saúde especializados.
Ainda em Maués, equipes da Pró-Reitoria de Ensino e Pós-graduação implantaram nas escolas o projeto-piloto Superprotetores da Pessoa Idosa, que promove a valorização do envelhecimento e contribui para a prevenção da violência por meio de atividades educativas, lúdicas e intergeracionais.
No mês de julho, a fundação lançou a Cozinha Escola da FUnATI, fruto de uma parceria com o Consulado do Japão em Manaus. A iniciativa íntegra as estratégias do Governo do Amazonas de fortalecimento das políticas públicas dirigidas ao envelhecimento saudável, promovendo oportunidades de capacitação profissional e empreendedorismo para a população idosa.
Os cursos da Cozinha Escola serão oferecidos por meio da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Lazer, reforçando o papel da FUnATI na formação cidadã e na geração de renda.
E em outubro, a instituição apresentou o portfólio de projetos do Programa Institucional Geronto-Inova criado, em 2023, com o propósito de fomentar o desenvolvimento de produtos, processos e serviços inovadores de cuidado integral da pessoa idosa e promoção do envelhecimento saudável na Amazônia e em todo o Brasil.
A iniciativa posiciona a FUnATI na vanguarda da inovação social e tecnológica, conectando saberes científicos e soluções práticas para os desafios do envelhecimento populacional.


Fonte – Ascom
Foto – Divulgação/Ascom e Walter Correa




