A pauta regional foi tema de uma reunião entre vereadores, prefeitos e parlamentares da bancada federal do Tocantins, realizada na tarde desta quarta-feira, 25 de agosto, na sede da Confederação Nacional de Municípios (CNM). Esta foi a terceira reunião entre gestores municipais, deputados e senadores organizada na Casa dos Municípios em Brasília. Anteriormente a Bahia e o Rio Grande do Norte se encontraram para discussão do municipalismo regional.
O tema principal foi a respeito de recursos para o Consórcio Vale do Araguaia, que trabalha na gestão de recursos para a área de saúde. A Associação Tocantinense de Municípios (ATM) esteve à frente da organização do evento. O presidente da entidade, Diogo Borges, participou de forma online e parabenizou “todos os prefeitos e vereadores que estiveram na CNM. Hoje o Vale do Araguaia é um exemplo. Nesse primeiro momento o foco do consórcio está direcionado à saúde. Em nome da ATM, peço à nossa bancada para direcionar recursos para a região. A nossa associação apoia os consórcios”, disse.
O presidente do Consórcio e prefeito do Município de Marianópolis, Isaías Piagem, falou sobre a união regional. “Agradeço a ATM e a CNM pelo espaço cedido. Estamos tratando de um assunto de extrema relevância para a nossa região. Precisamos muito nos unir e estamos aqui para reforçar isso”. Nós estamos unidos para fazer políticas públicas. Para fazermos juntos a diferença no Vale do Araguaia. Trabalhando, vamos fazer uma região mais forte”.
Parlamentares
Parlamentares do Estado do Tocantins estiveram presentes e destacaram a importância do envolvimento dos representantes que estão no Congresso Nacional para o desenvolvimento do municipalismo regional. O líder do governo, senador Eduardo Gomes (MDB-TO), lembrou a importância da cooperação entre os Municípios. “O consórcio é um organismo político-administrativo com um olhar bem claro, bem definido. Nós sempre falamos que, de todo o Estado do Tocantins, a região do Vale do Araguaia já nasceu para receber um consórcio. Vai dar muito certo esse trabalho, pois todos os parlamentares têm recursos para destinar à saúde desses Municípios”.
A deputada professora Dorinha (MDB-TO) reforçou a união dos parlamentares. “Eu quero reforçar aqui, que, conhecendo bem a região, nossa bancada, está unida no direcionamento de recursos para vocês. Quem conhece a realidade são vocês. Continuo representando diversos Municípios e quero me colocar à disposição para encaminhar os recursos para o Consórcio”, enfatizou.
Por fim, o deputado Carlos Gaguim (DEM-TO) defendeu o municipalismo, a união regional e o trabalho no direcionamento de emendas para o combate ao coronavírus. “Nós estamos trabalhando para colocar recursos, principalmente na ponta, para os prefeitos, para vereadores, para os Municípios. A nossa prioridade é a saúde. A demanda é muito grande, principalmente com a Covid-19. Nosso mandato está à disposição para representar a região e vocês”, finalizou.
Fonte – CNM
Foto – Divulgação



