Variedades

Golpe do PIX errado – entenda como funciona e saiba como se proteger

Especialistas alertam - se você receber um PIX inesperado, não devolva o valor diretamente para outra conta. Em vez disso, entre em contato com a instituição financeira e solicite orientação sobre como proceder de forma segura. Outro cuidado importante é com o uso do celular como chave PIX. Mantenha seus dados atualizados e evite divulgá-los publicamente para reduzir o risco de fraudes e abordagens maliciosas.
Um novo tipo de golpe vem chamando a atenção das autoridades e consumidores: o chamado “golpe do PIX errado”. A prática criminosa ocorre quando uma pessoa realiza uma transferência via PIX para sua conta e, em seguida, entra em contato afirmando que o envio foi feito por engano, solicitando a devolução do valor para uma conta diferente da original.
Na tentativa de agir corretamente, muitos consumidores — acreditando que se trata de um erro genuíno — acabam transferindo o valor para a conta indicada pelo golpista, ficando no prejuízo.

Você já ouviu falar no golpe do Pix errado? Aqui no Blog buscamos trazer conteúdos informativos para você não cair em golpes. Nesse post, você vai conhecer mais uma modalidade que vem sendo aplicada na praça, entender seu passo a passo e receber dicas para não cair nessa roubada.

O golpe do pix errado é quando uma pessoa faz um PIX para sua conta, supostamente errado, e pede para você devolver o dinheiro para ela. Mas como ele funciona exatamente?

Em primeiro lugar, o golpista vai fazer um Pix em seu nome, o dinheiro vai cair na sua conta

e parecer no seu extrato. Logo na sequência, ele irá entrar em contato e te explicar que fez um PIX errado na sua conta e solicita que você devolva o dinheiro. E é aí onde está o pulo do gato. Ele não vai pedir para você devolver o dinheiro para a conta de origem, e sim para a conta de uma terceira pessoa.

O consumidor, bem intencionado e agindo corretamente, decide fazer um PIX para devolver o valor na conta indicada. Porém, nesse momento, o golpista entra em contato com o banco dele e pede a devolução do dinheiro usando o MED – Mecanismo Especial de Devolução. Nesse caso, ele dirá que você é o golpista que pegou o dinheiro dele e mandou por uma terceira conta.

De forma preventiva, o seu banco irá bloquear os recursos da conta e devolver o dinheiro para o golpista. Entretanto, ele já terá recebido o dinheiro de volta de você naquela conta que ele indicou. Ou seja, você recebe um valor que sai duas vezes da sua conta.

Como não cair no golpe do PIX errado?

Em primeiro lugar, se alguém entrar em contato dizendo que fez um PIX por engano, você deve checar em sua conta se de fato o valor caiu. Se tiver caído, jamais faça a devolução dos recursos para a conta que o golpista está indicando. Em vez disso, entre no aplicativo de seu banco, abra o extrato do Pix da sua conta e selecione o PIX recebido por engano. Em seguida, escolha a opção de devolução ou reembolso PIX disponível em seu aplicativo.

Seguindo os passos mencionados acima, o dinheiro voltará exatamente para a mesma conta de onde ele veio. E então, se o golpista entrar em contato com o banco dele pedindo a devolução dos recursos, o banco vai identificar imediatamente que os recursos já foram devolvidos e não transferirá novamente o valor.

Por fim, caso você utilize o celular como chave PIX, tome um cuidado especial. É mais fácil de o golpista entrar em contato com você, portanto atenção redobrada!

Esse texto foi produzido com informações do episódio 125 da série “BC te Explica”, do Banco Central. Se preferir acompanhar o conteúdo em vídeo, assista abaixo: – https://youtu.be/srmMQwAGoQU?feature=shared

 

 

Fonte – ABAC

Foto – Ascom/ABAC

temas relacionados

clima e tempo

publicidade

baixe nosso app

outros apps