O Governo do Amazonas, por meio da Fundação Estadual do Índio (FEI), está desenvolvendo ações que beneficiarão os povos indígenas do estado. Na quinta-feira (22/02), o presidente da FEI, Amilton Gadelha, se reuniu com representantes das esferas estadual, federal e lideranças indígenas para debater estratégias.
Gadelha disse que, por orientação do governador Amazonas Amazonino Mendes, a FEI criará projetos com o objetivo de gerar oportunidades de negócios para os povos indígenas. “Os planos de trabalho serão desenvolvidos e gerenciados pela FEI em parceria com a Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS) e com o Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA).
Ele explicou que algumas iniciativas já estão em andamento. “Em princípio, foram criadas alternativas, como o turismo em terras indígenas, manejo de pescado em lagos e rios, além de atividades em potenciais em cada comunidades”, disse o presidente da FEI.
De acordo com Gadelha, com o apoio técnico do Governo do Amazonas, haverá uma grande possibilidade de êxito dos projetos econômicos para as populações indígenas do estado. Ele explicou que, no Amazonas, os jovens do interior que saem de suas cidades em busca de oportunidades na capital ou em outros estados são originários de terras indígenas, onde não existem projetos voltados para desenvolver economicamente essa terras. “Ou seja, para dar oportunidade de um ganho justo, respeitando o meio ambiente”, enfatizou.
Para Gadelha, os projetos que serão desenvolvidos pelo Governo do Estado, em parceria com o Governo Federal, irão resgatar a sensação de viver em felicidade dos indígenas, visto que muitas terras foram adquiridas com luta por lideranças que já faleceram. Ele destacou ainda que o Brasil e o Amazonas, especificamente, não sofre mais com a falta de políticas públicas voltadas para as populações indígenas. “O cenário mudou, mas temos de saber usar todo o potencial de forma inteligente para que os povos indígenas possam extrair o pão de cada dia do seu local de origem”.
Fonte – Secom