Visando reduzir vulnerabilidades e aumentar a segurança da população idosa em situações de riscos e desastres, o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), por meio da Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, lançou o “Guia de Orientação para Pessoa Idosa em Situação de Riscos e Desastres”.
O material traz informações detalhadas sobre como identificar riscos e elaborar planos de preparação, alertando sobre os desastres mais recorrentes no Brasil, como inundações e deslizamentos. O guia também ensina ações práticas para minimizar os perigos e explica como acessar canais de consulta e socorro, como o Disque 100, que possui um protocolo específico sobre o tema desde 2023.
Alexandre da Silva, secretário nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, destacou a relevância da iniciativa. “Este guia é um recurso essencial para garantir a segurança e a integridade das pessoas idosas, considerando suas especificidades e vulnerabilidades e emergências”, afirmou.
Com 50 páginas, o documento enfatiza a importância da participação das pessoas idosas em exercícios e simulações preventivas, como forma de aumentar a resiliência em cenários de riscos socioambientais.
O material está disponível em formato virtual e pode ser consultado por pessoas idosas, familiares e comunidades interessadas em promover a proteção desse público em situações de desastres.
Para mais informações ou acesso ao guia completo, visite o site do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania.
Fonte – MDHC
Foto – Divulgação