Geral

Idam leva atendimentos e apoio técnico a comunidades indígenas de São Paulo de Olivença

Comunidades indígenas receberam suporte técnico para fortalecer atividades produtivas no interior do Amazonas.
Ações do IDAM garantiram emissão de documentos rurais e orientações sobre acesso ao crédito rural.
Atendimento reforça inclusão rural e amplia acesso de produtores indígenas a políticas públicas.

Moradores de comunidades indígenas de São Paulo de Olivença receberam uma importante ação de cidadania e fortalecimento da produção rural. O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (IDAM) levou atendimentos voltados à emissão de documentos rurais e orientações técnicas sobre acesso ao crédito rural, aproximando serviços essenciais de produtores indígenas da região. A iniciativa do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas reforçou o apoio às comunidades indígenas de São Paulo de Olivença com ações voltadas ao fortalecimento das atividades rurais e ao acesso a políticas públicas no interior do Amazonas.

Em São Paulo de Olivença, o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) realizou uma ação itinerante para promover a regularização documental de trabalhadores rurais, das comunidades indígenas da etnia Tikuna, localizadas ao longo do rio Jacurapá.

A iniciativa contemplou as comunidades indígenas de Santa Terezinha, Torre da Missão e Porto Velho, situadas em áreas de difícil acesso do município. A equipe da Unidade Local atuou na emissão de 32 Cadastros Nacionais da Agricultura Familiar (CAF) e 40 Cartões do Produtor Primário (CPP), totalizando 72 documentos rurais necessários para o acesso a benefícios e chamadas públicas.

Segundo o técnico responsável pela Unidade Local (Unloc), Elian Eric Martins, os comunitários atendidos também receberam orientações sobre financiamentos por meio da Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam).

“Como esses produtores rurais moram em áreas de difícil acesso, a ação itinerante teve o objetivo de facilitar a regularização deles, levando os serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), e orientações de como eles podem ter acesso ao crédito rural”, destacou Martins.

A ação foi realizada entre os dias 5 e 7 de maio, com o apoio da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e da Prefeitura de São Paulo de Olivença.

 

 

 

Fonte – Agência Amazomas

Texto com apoio da Inteligência Artificial e edição da Coopnews

Foto – Divulgação

temas relacionados

clima e tempo

publicidade

baixe nosso app

outros apps