Cultura

Imigração japonesa no Brasil e Amazonas é tema de ciclo de palestras

Com a participação dos professores Facundo Julian Garasino e Michele Eduarda Brasil de Sá, ambos especialistas em imigração japonesa, o curso de Letras – Língua e Literatura Japonesa da Ufam, em parceria com o Consulado-Geral do Japão em Manaus, promoveu o XVII Ciclo de Palestras: Imigrantes e Narrativas, no dia 8 de fevereiro.

O professor Facundo Julian Garasino é pesquisador do Centro de Pesquisa para Paz e Desenvolvimento Ogata Sadako, JICA, e participou virtualmente diretamente do Japão. Já a professora Michele Eduarda Brasil de Sá é docente da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)e ministrou a palestra presencialmente. O público teve oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a imigração japonesa no Brasil e no estado do Amazonas.

A imigração japonesa na Amazônia foi iniciada 21 anos após a vinda dos primeiros imigrantes do Kasato Maru, cujo centenário foi comemorado em 18 de junho de 1908. Os primeiros colonos vieram para Tomé-Açu (1929), no Estado do Pará e, em Maués (1930) e Parintins (1931), no Estado do Amazonas.

A vinda dos japoneses à Amazônia teve um papel importante não apenas na história da emigração japonesa no Brasil como também no desenvolvimento da região. Eles introduziram uma agricultura organizada e foram bem-sucedidos no cultivo de produtos como pimenta-do-reino e juta.

 

Fonte – Ascom

Edição – Coopnews

Foto – Divulgação

 

temas relacionados

clima e tempo

publicidade

baixe nosso app

outros apps