A comunicação rápida e a interação em locais remotos podem salvar vidas. É por isso que as ações recentes do ISA para contribuir com a saúde dos povos do Rio Negro incluem a expansão da internet via satélite em 10 comunidades indígenas distantes da área urbana, onde antes se comunicava apenas por rádio amador. Na maior parte das comunidades onde foi instalada a internet, o ISA também montou um kit de energia solar (placa, inversor e baterias) para alimentar o equipamento. Também foram doados impressora, computador e mobiliário para benefício dos trabalhos comunitários. Leia mais aqui.
Quando nos deparamos com o início da pandemia, sabíamos que teríamos que lutar ao lado dos povos da floresta para combater o vírus entre as comunidades tradicionais e manter a luta pela proteção da floresta e de seus guardiões. Foi então que o ISA trabalhou em seu Plano Emergencial para cuidar dos nossos parceiros: os povos indígenas, quilombolas, ribeirinhos e extrativistas.
Como os desafios da pandemia continuam, nossas ações emergenciais apoiadas por parceiros para melhorar a infraestrutura das comunidades indígenas do Rio Negro e apoiar as esferas locais de saúde, se mantêm em plena atividade.
Além da instalação da internet via satélite, fizemos outras ações para a melhoria de vida para as populações do Rio Negro. Entre elas estão o diagnóstico e implementação de sistemas de abastecimento de água para incremento das condições sanitárias em 57 comunidades dos povos Baniwa e Koripako na bacia do Rio Içana e a instalação de 22 filtros de última geração para tornar a água própria ao consumo humano.
Mas a pandemia ainda não cessou, por isso também realizamos a doação de 600 testes de Covid-19 considerados ”padrão ouro” pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para testes antígeno e RT-PCR continuarem a ser feitos pela Secretaria de Saúde do município. Essas são apenas algumas das ações que estamos fazendo.
Fonte – Ascom
Foto – Divulgação