“Tecnologia Nuclear, Amiga do Clima, do Homem e do Planeta” será o tema da XIII edição do Seminário Internacional de Energia Nuclear (SIEN 2022), realizado pela Casa Viva Eventos com apoio da ABRAFRUTAS. Entre os principais assuntos, o evento vai tratar da questão da irradiação de alimentos, tecnologia que vem ganhando importância nas estratégias de combate ao desperdício de alimentos e à fome no planeta, que tende a se agravar com as mudanças climáticas.
Na programação, o SIEN 2022 abordará também temas como as oportunidades de negócios que surgem com os projetos em andamento no Brasil, a estruturação e reorganização da cadeia produtiva do setor e a recente flexibilização da mineração de urânio. A medicina nuclear, a retomada de Angra 3 e a construção de novas usinas no País também estão na agenda de debates.
POTENCIAL DE NEGÓCIOS
Com perspectivas de investimentos em torno de U$ 68 bilhões nos próximos 30 anos, o setor nuclear deverá se transformar em uma das mais potentes alavancas do desenvolvimento brasileiro, gerando milhares de empregos e desenvolvimento em toda a cadeia produtiva da indústria.
Somente nos próximos 10 anos, estão previstos investimentos estimados em mais de U$ 12 bilhões na conclusão de Angra 3, na extensão da vida de Angra 1 e modernização de Angra 2 e na construção da quarta usina nuclear do sudeste programada no PDE 2031. Já a construção de 8 a 10 GW em novas usinas previstas no Plano Nacional de Energia (PNE) 2050 prevê investimentos de US$ 56 bilhões até 2050.
O SIEN 2022 está confirmado para os dias 08, 09 e 10 de novembro, em formato híbrido com tradução simultânea e acontece na sede da Federação das indústrias do Estado do Rio de aneiro (Firjan). Controlada a pandemia, o SIEN 2022 traz de volta a visita técnica à Central Nuclear de Angra dos Reis, no quarto dia (11/11), que deverá abranger também as obras da nova usina de Angra 3.
Fonte – Abrafrutas
Foto – Divulgação