Vem aí a quarta edição do Encontro Brasileiro de Pesquisadores em Cooperativismo. Estimulando estudos que buscam maior eficácia e eficiência nos processos das cooperativas, e o alcance de um novo patamar de competência, por meio da percepção, avaliação e compartilhamento de conhecimentos e experiências, o EBPC é um ambiente favorável à criatividade, experimentação e implementação de novas ideias capazes de unir competitividade e desenvolvimento sustentável nas cooperativas.
Incentiva estudos que promovam a projeção e a compreensão de cenários e tendências, bem como do tratamento das relações de interdependência e seus efeitos em uma cooperativa. Fomenta a reflexão sobre os impactos das decisões e atividades das cooperativas na sociedade e no meio ambiente, considerando o comportamento ético e transparente, e visando o desenvolvimento sustentável.
Com tema “Desenvolvendo Negócios Inclusivos e Responsáveis: Cooperativas na Teoria, Política e Prática”, o encontro será realizado em Brasília, de 20 a 22 de novembro.
Eixos Temáticos
Para este IV EBPC o Sistema OCB e o Comitê Científico elegeram quatro eixos norteadores que darão o tom dos debates. Os trabalhos inscritos deverão estar vinculados a um dos eixos abaixo:
Identidade e Educação
Quadro Legal
Governança e Gestão
Capital e Finanças
A intenção na escolha destes eixos é evidenciar o cooperativismo como um modelo de negócios diferenciado e que precisa ser estimulado local e regionalmente, além de promover maior aproximação entre a área acadêmica e a realidade das cooperativas brasileiras.
Para eleger estes quatro eixos a equipe organizadora levou em consideração os temas do “Plano de ação para uma década cooperativista”, elaborado pela Aliança Cooperativa Internacional (ACI), em 2013. A entidade atua a mais de 120 anos na promoção e defesa do cooperativismo, sendo a organização internacional não governamental mais antiga do planeta. O documento propõe uma série de iniciativas para estimular a participação democrática, o desenvolvimento sustentável, a capitalização e a melhora do arcabouço legal para o cooperativismo.
Oportunidade Dupla
Se o seu trabalho é sobre o cooperativismo de crédito no Brasil você também pode participar do Prêmio ABDE-BID 2017! A categoria “Desenvolvimento e cooperativismo de crédito” aborda este assunto, e tem como um dos pré-requisitos a participação do IV EBPC.
Os dois primeiros colocados no Prêmio ABDE-BID terão os trabalhos publicados em livros e recebem, respectivamente, R$ 8 mil e R$ 4 mil. Mas fique atento! A submissão dos artigos para o IV EBPC vai até o dia 06 de junho.
Prêmio ABDE-BID 2017
Organização
O Encontro é uma realização do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) e da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), integrantes do Sistema OCB.
Fonte – OCB