O mercado está preparado para a longevidade? A resposta, na prática, ainda é um sonoro não. O envelhecimento populacional no Brasil e o crescimento da economia prateada, impulsionada pelo aumento da população acima dos 50 anos, foram os destaques da terceira edição do Inova Silver. O evento aconteceu em São Paulo, no dia 9, e foi promovido pela aceleradora de startups Silver Hub.
Observou-se que poucas empresas, de diferentes setores, começam muito lentamente a pensar na longevidade e na busca de soluções ante uma população cada vez mais longeva. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), até 2030, a população com 60 anos ou mais será maior do que a de crianças até 14 anos.
A população idosa também tem ditado os caminhos do consumo no país. Atualmente, a economia prateada já movimenta mais de US$15 trilhões no mundo, segundo dados da Oxford Economics.
Atento a esse cenário, o vice-presidente de Clientes, Crescimento e Marketing do Banco Mercantil, Bruno Simão, destacou durante o painel “Inovação Prateada: Oportunidades para Bancos e Seguradoras” a importância de compreender profundamente as necessidades e preferências do público sênior a partir da EA (escuta ativa).
O executivo da instituição, que foca neste perfil de cliente, pontuou que “os setores precisam aprender a olhar de forma diferente para o público 50+. Criar uma conexão genuína com esse público, ouvindo com atenção o que ele tem a dizer, é fundamental para desenvolver soluções inovadoras”.
Mais do que serviços financeiros, Simão destacou que as pessoas com mais de 50 anos buscam qualidade de vida, aprendizado e novas experiências. “O Banco Mercantil foca em dar atenção às necessidades individuais e desenvolver um olhar mais personalizado para esse público com a escuta ativa”, completou.
Para o CEO do Silver Hub e da Apex América, Cristián Sepúlveda, o papel do Inova Silver é estratégico justamente por promover a conexão entre todos os atores desse ecossistema, antecipando mudanças que impactam as empresas e estimulando o desenvolvimento de soluções.
“Nosso objetivo é discutir oportunidades de negócios que atendam, de fato, às necessidades deste público. A economia prateada representa uma transformação estrutural na forma como a sociedade e as empresas se organizam e deve ser tratada como uma prioridade estratégica”, explica o cofundador do evento.
Além do painel dedicado à Inovação Prateada, o evento apresentou outros quatro painéis: A Visão do CEO: como a longevidade está transformando os negócios; Saúde e Longevidade: Desafios, soluções e oportunidades; Inovar com Propósito: Criando valor para um mundo que envelhece e Silver Experience: Como criar valor com experiências relevantes para o público 60+.
Este ano, o Inova Silver também teve a participação de executivos como Ângela Assis, Diretora Presidente na Brasilprev, que falou da importância das instituições terem como estratégia a longevidade, tanto para seus colaboradores quanto para seus clientes.
Também contou com a Participação de Lídia Abdalla, Presidente Executiva do Grupo Sabin; Rivaldo Leite, CEO da Porto Seguro; Fátima Lima, Diretora de Sustentabilidade da MAPFRE; Gleisson Rubin, Diretor do Instituto de Longevidade MAG; Jaime Troiano, Presidente do Conselho da TroianoBranding; José Renato Hopf, Cofundador Raiô Benefícios e Presidente do South Summit Brazil; Maycon Oliveira, Diretor de Marketing & Vendas Digitais da MedSênior; Gerson Antunes, Managing Partner da Muster Executive Search e Fundador do CEO’s Group; Cleber da S. Neves, Head de Inovação Aberta da MedSênior; Amanda Corrêa, Head de Operações da LVMH; Marcos Ferreira, Cofundador da Silver Hub e do Homens de Prata, Cristián Sepúlveda, CEO da Silver Hub e da Apex América; entre outros.
Sobre a Silver Hub
A Silver Hub é a primeira aceleradora de startups agetech early stage no Brasil, focada no desenvolvimento de soluções inovadoras para o mercado de longevidade no Brasil e América Latina. Foi criada por Cristián Sepúlveda, Marcos Ferreira e Arine Rodrigues para fomentar o crescimento de startups via aconselhamento especializado, acesso a capital e networking com sua rede de associados.
Fonte – Portal do Envelhecimento
Foto – Silver Hub