Variedades

Luz para Todos – programa realizou mais de 18 mil ligações convencionais no Pará em 2024

O programa tem o objetivo de fomentar a inclusão social e produtiva, reduzir a desigualdade, promover a cidadania e melhoria da qualidade de vida da população
Iniciativa oportuniza energia elétrica a comunidades que nunca tiveram acesso ao serviço
Até 2025, mais 20.843 ligações devem ser realizadas através do Luz para todos

A Equatorial Pará, em parceria com o Governo Federal, segue na realização de ligações elétricas através do programa Luz para Todos. No modo convencional, com as extensões de rede, somente em 2024, a distribuidora realizou 18.801 ligações. Desde que assumiu a concessão do estado, a Equatorial já ligou 487.599 clientes, com um investimento de mais de 3,2 bilhões.

Neste ano, os três municípios que mais receberam ligações pelo programa Luz para Todos de forma convencional foram Moju, com 1.791 clientes; Abaetetuba, com 1.617, e Cametá com 1.433. Vale destacar que esse trabalho é realizado principalmente em comunidades rurais e remotas que nunca tiveram acesso ao serviço de energia.

O atual contrato assinado entre a distribuidora e o Ministério de Minas e Energia prevê mais 20.843 ligações até 2025, com um atendimento a 44 municípios em todas as regiões do estado.

De acordo com Tales Itaboraí, superintendente da Equatorial Pará, o Luz para Todos é um programa que visa democratizar e viabilizar o acesso e o uso de energia elétrica, além de promover a sustentabilidade e a continuidade na prestação do atendimento às comunidades.

“O Pará é um estado gigante. Temos desafios, mas também oportunidades para levar energia com qualidade e segurança ao maior número de pessoas. E o programa Luz para Todos, em parceria com o Governo Federal, supre a necessidade de uma ação que além de promover cidadania com a chegada da luz elétrica também reduz as desigualdades sociais e regionais no país, em especial na Amazônia”, destaca.

Luz para Todos remoto

Com o Luz para Todos remoto, segmento do programa que ao invés das linhas de distribuição utiliza placas solares para levar energia às áreas isoladas, foram atendidos mais de 15 mil clientes apenas em 2024. A previsão é que até 2026 mais 22.176 ligações sejam concluídas.

 

Fonte – Ascom

Foto – Divulgação/Ascom

temas relacionados

clima e tempo

publicidade

baixe nosso app

outros apps