A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou na sexta-feira (20/12), a tabela da Copa Verde 2025. Os representantes amazonenses, Manaus e Amazonas, farão suas estreias dia 5 de fevereiro, na segunda fase da competição. Enquanto o Gavião do Norte encara o vencedor do confronto entre Águia de Marabá-PA e Independência-AC, a Onça-pintada pega o Tocantinópolis-TO ou GAS-RR.
Os duelos da segunda fase da Copa Verde são realizados em jogos únicos e com a vantagem de mando de campo para os times melhor ranqueados nacionalmente. Ou seja, tanto Manaus quanto o Amazonas estreiam na competição em casa, em estádios ainda a serem definidos.
Manaus e Amazonas garantiram suas participações na Copa Verde da próxima temporada graças ao desempenho no Campeonato Amazonense deste ano. O Gavião faturou o título do Barezão 2024 e a Onça ficou com o vice-campeonato. Em 2024, as duas equipes também representaram o estado do Amazonas na competição.
A Copa Verde 2025 começa no dia 21 de janeiro e vai até 23 de abril, data base do jogo de volta da grande final.
O torneio será dividido em cinco fases, seguindo o mesmo formato deste ano. A primeira fase conta com 16 equipes, divididas em oito grupos com dois times em cada, realizando confrontos eliminatórios em partida única.
Na segunda fase, os times classificados vão enfrentar, ainda em jogos únicos, os oito times previamente classificados conforme o ranking da CBF. A partir da terceira fase, se iniciam as quartas de final, os duelos serão disputados em partidas de ida e volta.
O futebol paraense é o maior campeão da história do torneio, com cinco conquistas: uma do Remo, em 2021, e quatro do Paysandu, que levantou a taça em 2016, 2018, 2022 e 2024.
Fonte – CBF/FAF
Edição – Coopnews
Foto – Rafael Ribeiro/ CBF