Ciência e Tecnologia

Manaus recebe a “7ª Conferência Internacional sobre Processos Inovativos na Amazônia.

A programação reunirá personalidades de instituições públicas, universidades, agências de fomento, fundos de investimento e grandes empresas.
A atividade é voltada a pesquisadores, estudantes de pós-graduação, empreendedores, gestores públicos, investidores e ao público em geral.
As interfaces entre ICT, empresários e investidores”, vão acontecer em dois dias de programação híbrida.

O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) será palco da 7ª Conferência Internacional sobre Processos Inovativos na Amazônia : Interfaces entre ICT, empresários e investidores. O encontro vai debater ciência, tecnologia e inovação nos dias 30 de setembro e 1º de outubro de 2026, no Auditório da Ciência, no Bosque da Ciência, com formato híbrido – transmissão simultânea para participantes do Brasil e do exterior.

Nesta 7ª edição, a Conferência dá sequência a uma trajetória de mais de uma década de consolidação como fórum de convergência entre Instituições Científicas e Tecnológicas (ICTs), setor produtivo, startups e investidores na Amazônia Ocidental. A iniciativa é promovida pelo Arranjo AMOCI/MCTI, em parceria institucional com o Inpa, com apoio da FAPEAM e da SEDECTI/Governo do Estado do Amazonas, e articulação de organismos nacionais e internacionais.

A programação reunirá personalidades de instituições públicas, universidades, agências de fomento, fundos de investimento e grandes empresas, do Brasil e do exterior, com palestras, mesas-redondas e painéis temáticos voltados à propriedade intelectual, à transferência de tecnologia, à promoção do empreendedorismo e ao fortalecimento do ecossistema de inovação amazônico.

Temáticas

Ao longo dos dois dias de Conferência, o público poderá acompanhar debates e apresentações sobre Amazônia como centro estratégico dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS); Propriedade intelectual e o papel de instituições como INPI e IPIAM na proteção de ativos tecnológicos; Capital de risco e investimento na Amazônia; Apresentação de painéis científicos, com trabalhos submetidos e avaliados por pares; Métodos de inovação aplicados por grandes empresas; Deep techs e o avanço tecnológico na região amazônica; e o Panorama das ações do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) na Amazônia.

Serão discutidos, ainda, assuntos sobre a Indústria 4.0, inovação e sustentabilidade; Transferência de tecnologia (TT) e o Papel da Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI) para a Amazônia.

Um evento para todo o ecossistema de inovação

Voltada a pesquisadores, estudantes de pós-graduação, empreendedores, gestores públicos, investidores e ao público em geral, a conferência é gratuita e contará com a submissão de trabalhos científicos, apresentação de painéis e tradução simultânea.

 

 

Fonte – INPA

Texto com apoio da Inteligência Artificial/Edição da Coopnews

Foto – Daira Martins

temas relacionados

clima e tempo

publicidade

baixe nosso app

outros apps