Microempreendedores brasileiros têm investido no uso de containers

Notícias

Aparentemente o container é apenas uma caixa metálica com paredes onduladas muito usado para transportar materiais. Entretanto, com o desenvolvimento do conceito de sustentabilidade, muitos equipamentos têm adquirido um novo uso. No caso do container, a possibilidade de transformá-lo para ser usado em pequenos negócios tem crescido a cada dia.

Não é incomum encontrarmos restaurantes e lanchonetes construídas com esse tipo de equipamento. Por sua característica rústica e industrial, os ambientes internos e fachadas ganham toques especiais na decoração a fim de torná-los visualmente mais atrativos e aconchegantes.

De acordo com Marcos Acioli, que trabalha em transformação de containers há mais de 25 anos, a modificação de um equipamento de 20 pés (6 m de comprimento) para um projeto simples, como um escritório, por exemplo, pode demorar cerca de 30 horas.

“Para iniciarmos a transformação, o container é cortado para colocação de portas, janelas e ar-condicionado; soldado, escovado para remoção de possíveis detritos e pintado. Por último é feito o acabamento no teto com isopor para isolamento térmico e as instalações elétricas”, explica o profissional.
No caso de projetos mais sofisticados, onde é necessário realizar recortes específicos nas placas metálicas e aplicação de acessórios, como prateleiras e exaustores, por exemplo, o processo é um pouco mais complexo.

“Todo o projeto é feito mediante um desenho enviado pela equipe de engenharia. Com esse documento em mãos, a equipe inicia o processo de transformação. Em um caso recente, no qual transformamos containers para serem utilizados como um shopping, a entrega dos quatro equipamentos foi feita em uma semana”, aponta.

De uma forma geral, em relação às construções de alvenaria, os projetos em containers são bem mais rápidos de serem executados, além de haver uma maior eficiência no uso dos recursos e menos desperdício de materiais.

O uso de containers pelo mundo

Enquanto no Brasil, essa modalidade de construção está aos poucos se tornando mais presente nas grandes metrópoles, em outros países, o uso é bem mais frequente.

 

Fonte – Dino

Deixe um comentário