Variedades

Minicurso da escola ‘As Pensadoras’ debate violência doméstica no Brasil

Com o objetivo de promover a discussão acerca de um problema que atinge a realidade de muitas mulheres no País, a Escola ‘As Pensadoras’ lança o minicurso ‘Violência Doméstica no Brasil’, ministrado pela professora Drica Madeira, da Universidade do Rio de Janeiro (UFRJ). As aulas serão realizadas nos dias 22 e 25 de setembro, por meio das plataformas Google Meet e Classroom. As inscrições podem ser realizadas por meio do link em anexo.

Dividido em duas aulas síncronas, o minicurso abrange o debate tendo a violência doméstica e de gênero como uma construção social para, dessa forma, permitir a reflexão sobre a importância da criação ou não de legislações específicas e ações afirmativas. Além disso, as aulas buscam analisar redes de apoio comunitárias, dispositivos legais, o Pacto Nacional de Enfrentamento à Violência contra a Mulher e seu desmonte, visando conhecer os caminhos possíveis de acesso às políticas de atendimento ainda existentes.

Responsável por ministrar as aulas, a professora Drica Madeira Coutinho, é doutoranda em Ciência da Literatura pela UFRJ e pesquisadora das questões de gênero, feminismo, novas tecnologias, realidade brasileira e descolonialidades no Programa Avançado de Cultura Contemporânea (PACC). Atualmente trabalha, em especial, com os seguintes temas: Cultura e política, campos teóricos da teoria literária e dos estudos culturais, relações de gênero, relações étnicas/raciais, feminismo, violência, literatura contemporânea, relação entre ética e estética.

No dia 22 de setembro, às 18h, a aula abordará a ‘Apresentação das políticas feitas por e para mulheres desde a década de 80, como SOS Vida até o sancionamento da Lei Maria da Penha do Feminicídio’. A segunda aula, em 25 de setembro, às 9h, terá como objetivo ‘Discutir políticas de encarceramento no Brasil, abolicionismo penal e desigualdades sociais e a busca de saídas para tais questões na busca de um mundo livre de violência para as mulheres’.

 

 

Fonte – Secom

Foto – Divulgação

 

temas relacionados

clima e tempo

publicidade

baixe nosso app

outros apps