Turismo

Ministério do Turismo, destaca como – Foto da Semana, O Encontro das Águas em Manaus

O Encontro das Águas é uma das grandes atrações turísticas do Brasil. O fenômeno acontece no Amazonas.

O fenômeno do Encontro das águas é uma das principais atrações turísticas da capital amazonense e acontece por causa da diferença de temperatura e densidade além da velocidade da correnteza das águas barrenta do Rio Solimões, com velocidade de 4 a 6 km/h e temperatura de 22º e Rio Negro cuja velocidade é de 2 km/h e temperatura de 28º.

As águas do Rio Negro são ácidas, já a do Solimões, barrenta. Essas diferenças dificultam a mistura e os rios correm em paralelo por 6 quilômetros, quando se unem e dai em diante surge o Rio Amazonas.

O fenômeno também ocorre em outras cidades, como em Santarém, no Pará, com o encontro das águas dos rios Tapajós e Rio Amazonas, em Tefé no estado do Amazonas, entre os rios Tefé e Solimões e em Tapauá, o fenômeno também pode ser visto na frente da cidade com o encontro dos rios amazônicos do Purus e Ipixuna, e em muitos outros municípios do interior da Amazônia brasileira, além da Amazônia internacional como em Iquitos, Peru, e em outras localidades da Amazônia hispânica.

 

 

Fonte – Mtur

Edição – Coopnews

Foto – Divulgação

temas relacionados

clima e tempo

publicidade

baixe nosso app

outros apps