Cercada por águas, a cidade de Barcelos (AM) se destaca pela pesca desportiva e seus parques de conservação. O município é o maior do estado do Amazonas em área territorial, e o segundo maior do Brasil, atrás apenas de Altamira, no estado do Pará. A foto foi registrada pelo fotógrafo Mário Oliveira.
A cidade foi fundada em 6 de maio de 1758, é uma cidade histórica, tendo sido a primeira capital da província do Amazonas antes da sede administrativa ser transferida para Manaus. O município foi criado em 1931.
Barcelos esta situada na margem direita do rio Negro, a 405 km de Manaus (656 km por via fluvial). Seus limites são a Venezuela a noroeste e norte; os municípios roraimenses de Iracema a nordeste e Caracaraí a leste; Novo Airão a sudeste e sul; Codajás e Maraã a sudoeste; e Santa Isabel do Rio Negro a oeste.
A principal fonte de renda de Barcelos é a pesca sustentável de peixes ornamentais, destacando-se pela grande produção e pela exportação. Barcelos exporta mais de 20 milhões de peixes para todo o mundo, principalmente para o Japão, sendo que de cada cinco peixes exportados, um é o cardinal.
A produção agrícola, baseada nas culturas de banana, açaí, castanha, macaxeira e mandioca, não supre as necessidades do município, que importa a maioria dos gêneros alimentícios que consome.
Fonte – Mtur
Edição – Coopnews
Foto – Divulgação