Geral

Motoristas de aplicativos e taxistas precisam estar atentos às regras de segurança em saúde

Image of Asian male E-hailing driver with face mask using smartphone to received order.

Com a chegada da pandemia do novo coronavírus, a economia brasileira e mundial teve de se adaptar a um cenário de isolamento social, redução do consumo e crise. Essa nova realidade atingiu todas as atividades econômicas, em especial aquelas que dependiam diretamente do deslocamento físico dos clientes. Um exemplo foi a categoria dos motoristas de aplicativos, que segundo estatísticas do IBGE representavam, no final de 2019, mais de 1 milhão de pessoas. Agora que alguns estados começam a estudar a retomada de atividades, os empreendedores que atuam no transporte de passageiros por aplicativo e taxistas avaliam como voltar a prestar o serviço com segurança para si mesmos e para seus clientes.

Pensando nas necessidades desse universo de profissionais que desde 2019 passaram a atuar como Microempreendedores individuais (MEI), o Sebrae criou um protocolo com orientações específicas. O documento faz parte de uma iniciativa maior da instituição, que está compartilhando conteúdos baseados nas recomendações estabelecidas pelas maiores autoridades em saúde no Brasil e no mundo. Esses protocolos abrangem 14 diferentes macrossetores.

A primeira recomendação do Sebrae é sobre a importância de acompanhar de perto as medidas do poder público e os decretos vigentes em cada região, no que diz respeito às regras para funcionamento das atividades econômicas. Essa orientação se justifica pela discrepância na forma como o país vem enfrentado a pandemia, muitas vezes entre regiões vizinhas.

O empreendedor deste segmento, além dos cuidados básicos, comuns a todos os brasileiros (uso de máscara e higiene das mãos), precisa tomar alguns cuidados especiais. Os motoristas de transporte por aplicativo e taxistas devem higienizar constantemente o veículo, fornecer álcool em gel para os passageiros ao entrar e ao sair do carro e até mesmo criar barreiras físicas para evitar a contaminação. As rotinas de limpeza precisam ser adaptadas e muito mais atenção deve ser despendida na desinfecção de superfícies e pontos comuns ao toque no veículo, bem como no descarte de resíduos deixados pelos passageiros.

Confira as principais dicas do Protocolo do Sebrae para motoristas de aplicativo e taxistas

Cuidados com a própria higiene

* Lave as mãos com água e sabão ou higienizador à base de álcool, para eliminar o vírus que pode estar nas suas mãos. Isso deve se tornar um hábito e deve ser realizado várias vezes ao dia.
Cuidados com o carro

* Todas as superfícies de contato comum, devem ser constantemente limpas e higienizadas, antes e durante a execução dos trabalhos.

* Limpe e desinfete as superfícies normalmente tocadas no veículo no início e no final de cada turno e entre cada passageiro.

* As portas e janelas devem permanecer abertas ao limpar o veículo.

* Para superfícies duras e não porosas no interior do veículo, como assentos rígidos, apoios de braços, maçanetas, fivelas de cinto de segurança, controles de luz e ar, portas e janelas e puxadores, limpe com detergente ou sabão e água se as superfícies estão visivelmente sujas, antes da aplicação de desinfetante.

* Para superfícies macias ou porosas, como bancos de tecido, remova a contaminação visível, se houver, e limpe com produtos de limpeza adequados e indicados para uso nessas superfícies.

* Instale, se for possível, barreira de vidros ou plástico entre o banco do motorista e o restante do veículo, para ampliar ainda mais a distância e o contato entre o motorista e clientes durante o trajeto.

* Privilegie a ventilação natural do veículo (vidros abertos). No caso de utilização de ar condicionado, evite a recirculação de ar e verifique a necessidade de manutenções.

Cuidados com o cliente

* Forneça ou coloque um dispenser com álcool em gel no veículo para acesso dos clientes após pagamento. Pense em um local protegido e sinalizado para realizar a operação. Lembre-se não basta higienizar, tem que comunicar isso com clareza e efetividade ao cliente.

* Solicite que o cliente use máscara própria ou forneça assim que se aproximar ou adentrar no veículo.

* Informe aos clientes que o seu veículo é comprometido com as boas práticas e com a segurança, para que eles se sintam seguros.

* Procure conhecer os pontos principais de segurança, para conseguir falar sobre as medidas de segurança adotadas com desenvoltura.

 

 

Fonte – Sebrae

Foto – Divulgação

temas relacionados

clima e tempo

publicidade

baixe nosso app

outros apps