Faculdade Unimed e Sistema OCB promovem evento para fortalecer cooperativismo

Notícias

Nos dias 7 e 8 de dezembro, a Faculdade Unimed e o Sistema OCB – Organizações das Cooperativas Brasileiras – promoveram, em Brasília (DF), os primeiros módulos teóricos do projeto “Conhecer para Cooperar – Governança, Estratégia e Gestão de Cooperativas de Saúde – conceitos essenciais e desafios”. O projeto, que busca agregar conhecimento aos formuladores de políticas públicas quanto à atuação das cooperativas brasileiras de saúde, recebeu representantes da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), do Ministério da Saúde, do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), entre outros, de modo a fortalecer, por meio do debate, os princípios, os valores e o modelo de negócio cooperativo.

A Faculdade Unimed é responsável por toda a metodologia de ensino do projeto, exposição de conteúdo, casos e exemplos concretos de cooperativas de saúde no Brasil. O objetivo é promover, ao longo dos encontros, nivelamento teórico de modo a intensificar a compreensão do modelo de negócio cooperativista, sua relevância econômica e seu impacto social. “Tivemos um evento de alto nível, não apenas pelas escolhas dos temas e dos palestrantes feitas pela equipe da Faculdade Unimed, como também pela rica discussão que o ambiente nos propiciou. O projeto é de extrema importância, uma vez que possibilita conhecer a realidade das cooperativas, suas dinâmicas e os sítios de atuação. Também conseguimos debater sobre os principais desafios e oportunidades em todos os ambientes do cooperativismo na saúde, estimular a intercooperação e a integração com a saúde pública”, destaca Ary Célio de Oliveira, Executivo de Desenvolvimento e Responsabilidade Social da Fundação Unimed (mantenedora da Faculdade Unimed).

Ao longo dos dois dias de Conhecer para Cooperar, 13 palestrantes compartilharam suas visões e experiências sobre o ‘Papel do cooperativismo de saúde no Brasil’, ‘Perspectivas para a saúde brasileira e mundial’, ‘Ambientes regulatório e normativo da saúde suplementar brasileira’, ‘Estrutura da governança cooperativista’, ‘Conjuntura econômica e perspectivas para os próximos anos’, entre outros assuntos. Palestraram Orestes Barrozo Pullin, presidente da Unimed do Brasil; Alexandre Ruschi Filho, presidente da Central Nacional Unimed; Helton Freitas, presidente da Seguros Unimed; Francisco de Assis Figueiredo, Secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde; André Alexandre Osmo, superintendente de Novos Negócios e de Projetos de Saúde do Hospital Sírio-Libanês; Clara Maffia, gerente Técnica e Econômica do Sistema OCB; Juan Pedro Jensen Perdomo, consultor e professor do Insper; Eudes Arantes Magalhães, presidente da Federação Nacional das Cooperativas Médicas (Fencom) e da Confederação Nacional das Cooperativas Médicas (Confemed); entre outros.

O projeto prevê também etapa prática, a qual consiste em oportunizar contatos diretos com modelos de negócios de cooperativas de saúde. Nesta etapa serão visitadas cooperativas Unimed de várias cidades brasileiras, como Fortaleza (CE), Belo Horizonte (MG), Goiânia (GO), Florianópolis (SC), Curitiba (PR) e Campinas (SP). As visitas acontecerão no primeiro semestre de 2018.

Deixe um comentário