Capital da Argentina será palco do X Encontro de Pesquisadores Latino-Americanos em Cooperativismo

Notícias

A Reunião entre Pesquisadores Cooperativistas promovidos pela Rede Latino-Americana constitui o evento científico multidisciplinar mais significativo no campo da pesquisa do sistema cooperativo. Desde a sua criação em 2000 os encontros têm estimulado a reflexão sobre as questões de cooperação na região e ainda tem promovido a criação de um debate crítico sobre esforço cooperativo, estabelecendo relações de colaboração para a investigação e incentivando o fortalecimento das relações entre o âmbito de cooperação e campo acadêmico.

A rede está aberta a todos aqueles interessados ​​em compartilhar pesquisas sobre modelo de negócio cooperativo e busca integrar os esforços de um grupo de pesquisadores e instituições dedicadas ao estudo da cooperação sob um espírito de colaboração para incentivar e promover o conhecimento sobre estas questões.

Por ocasião da celebração do Dia Internacional das Cooperativas das Nações Unidas em 2017, a Aliança Cooperativa Internacional propôs a concentrar-se na questão da inclusão, considerando que “as cooperativas garantem que ninguém é deixado para trás.” O tema reflete o interesse de se concentrar em pessoas por empresas cooperativas e sublinha os princípios cooperativos de membros abertos e democráticos, controle democrático e a participação econômica dos membros. Destaca-se que as cooperativas fornecem um espaço onde todas as pessoas, independentemente da raça, gênero, cultura, origem social ou circunstâncias econômicas, podem responder às necessidades e construir comunidades melhores.

O desafio também está associado à necessidade de adotar a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável – a partir de 1º de janeiro de 2016 -, colocando a dignidade e os direitos das pessoas no centro das políticas e decisões dos governos. . Esta agenda estabelece que as parcerias efetivas para alcançar o desenvolvimento sustentável exigem o envolvimento dos governos, do setor privado e da sociedade civil, e são baseadas em princípios e valores, uma visão compartilhada e objetivos comuns que dão prioridade às pessoas e o planeta, e são necessários aos níveis global, regional, nacional e local. A partir desta premissa, a agenda considera as atividades que intervêm como principais impulsionadores da produtividade, crescimento econômico inclusivo e criação de emprego, considerando a diversidade do setor privado, que inclui cooperativas.

Convite

A Rede Latino-Americana de Pesquisadores em Cooperativismo convida todos aqueles que desejam participar do X Encontro Latino-Americano de Pesquisadores em Cooperativismo: “Cooperativas como construtores de inclusão” para apresentar propostas para apresentar trabalhos (em espanhol ou português) nos seguintes eixos Temática:
– Iniciativas de cooperação que promovem a inclusão e o desenvolvimento sustentável
– Alianças estratégicas de cooperativismo para promover projetos de inclusão
– Políticas de financiamento inclusivas
– Inclusão: políticas públicas e cooperativas
– Inclusão na história e doutrina da cooperação
– Possibilidades e limites para a inclusão econômica e social
– Iniciativas de cooperação que enfrentam desafios específicos de exclusão, desigualdade e formas de discriminação contra jovens e mulheres, grupos étnicos e migrantes.
– Cooperativas e diálogo para a paz

Critérios

O resumo deve ter um comprimento máximo de 400 palavras.
Ele deve ser enviado por e-mail no formato.doc ou .docx, incluindo: eixo temático, título do artigo, autor (es), e-mails, associação institucional, 3 palavras-chave e um resumo de 1 página de extensão onde você deve indicar o problema e objetivo geral do documento proposto; o enfoque, a metodologia e as fontes de informação utilizadas. Para nomear o arquivo, o número do eixo temático e o (s) sobrenome (s) do autor devem ser usados.

A recepção dos resumos está agendada até 16 de fevereiro de 2018. Os resumos serão avaliados pelo Comitê Acadêmico da Reunião. A sua aprovação será comunicada a partir de 16 de março de 2018.

Apresentações

Extensão máxima: 20 páginas, incluindo bibliografia, tabelas gráficas. Espaçamento de linha 1.5, letra Arial 11 tamanho de papel A4. Eles podem ser enviados por e-mail em formato de arquivo .doc ou .docx. Você deve especificar: o eixo temático, o título do papel, o sobrenome e o nome do autor, a instituição a que pertence e o endereço de e-mail. Também deve ser usado como o nome do arquivo para enviar o número do eixo temático e o sobrenome do (s) autor (es).

Todos os trabalhos serão publicados nas Reportagens da X Reunião e o Comitê Acadêmico selecionará um conjunto de trabalhos para publicação em formato de livro.

O limite para a apresentação de trabalhos foi estabelecido em 29 de junho de 2018.

 

Fonte – ACI

Deixe um comentário