No Amazonas, treinamento sobre o Sican preparou agricultores para acesso ao PAA

Notícias

Na quarta-feira (29), técnicos da Companhia Nacional de Abastecimento realizaram um encontro para os agricultores familiares do Amazonas tirarem suas dúvidas sobre o Sistema de Cadastro Nacional de Produtores Rurais (Sican). A palestra aconteceu, no auditório da Companhia em Manaus.

O evento abordou todos os aspectos relacionados ao cadastro no sistema, tendo como foco aqueles que trabalham ou pretendem acessar o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), na modalidade de Compra com Doação Simultânea (CDS), o que inclui tanto as organizações fornecedoras quanto as recebedoras.

“O cadastro eletrônico já era feito anteriormente, mas por meio do sistema PAANet no momento da inscrição da proposta. O que muda a partir de agora, é que os agricultores familiares devem estar inscritos no Sican previamente”, reforça o superintendente da Conab no Amazonas, Serafim Taveira. “Sem essa inscrição, a cooperativa ou associação não conseguirá encaminhar a proposta de trabalho quando o sistema do PAA estiver aberto”.

O Sican tem como objetivo trazer mais agilidade e transparência na execução das operações e aumentar a segurança na aplicação dos recursos públicos. Já a modalidade CDS apoia aos agricultores familiares, por meio de cooperativas e associações, a partir da compra de sua produção. Os alimentos adquiridos são destinados ao abastecimento da rede socioassistencial e também de equipamentos públicos de segurança alimentar e nutricional, como restaurantes populares e cozinhas comunitárias.

 

Fonte – Conab

Foto – Divulgação