Sebrae Amazonas alcança mais de 5 mil pessoas durante Semana do MEI

Notícias

O Sebrae no Amazonas atingiu diretamente cerca de 5,5 mil pessoas durante 11ª Semana do Microempreendedor Individual (MEI) por meio de palestras, cursos, consultorias e atendimento. Ocorridas entre 20 a 24 deste mês, as atividades da Semana do MEI se concentraram em Manaus e mais 25 cidades do interior.

A maioria dos atendimentos e cursos foram realizados na capital. O público alvo eram MEIs que já possuem o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) de seu pequeno negócio, ou empreendedores interessados em formalizar suas atividades comerciais ou de prestação de serviços.

O número de pessoas atingidas superou as expectativas dos organizadores do evento e dos dirigentes do Sebrae no Amazonas, que trabalhavam com a perspectiva de alcançar cerca de 5 mil pessoas durante os cinco dias do evento.

“Queremos agradecer pelo esforço e empenho de nossas equipes; pelas parcerias firmadas; pelo apoio da imprensa, que nos ajudou a divulgar o evento. E agradecer aos empreendedores de Manaus e do interior que têm confiado e acreditado em nosso trabalho”, ressalta a diretora-superintendente do Sebrae/AM, Lamisse Cavalcanti.

A Semana do MEI também foi realizada em conjunto com a Semana Nacional de Educação Financeira, que mobilizou bancos e instituições financeiras para apresentarem os produtos e serviços bancários que podem ser aproveitados pelos MEIs para investimento ou capital de giro. “Muitos empresários tiraram dúvidas sobre crédito, sobre financiamento. E muitos buscaram informações de como obter a máquina para venda em cartão de débito e crédito”, destaca o coordenador estadual da Semana do MEI 2019, analista técnico do Sebrae/AM, Daniel Azevedo.

Porém, mesmo com todo o esforço da Semana do MEI, ainda é grande o percentual dessa categoria empresarial que não fez a Declaração Anual de MEI junto à Receita Federal. Do universo de 68,4 mil empreendimentos cadastrados como MEI no Amazonas, somente 32% realizaram sua Declaração. O prazo final de entrega da Declaração encerra amanhã, dia 31 de maio. A não declaração acarreta negativar a empresa perante o fisco e pode causar o cancelamento do Cadastro de Pessoa Física (CPF) do titular da empresa.

A Semana do MEI faz parte do calendário dos grandes eventos do Sistema Sebrae pelo Brasil, sempre no mês de maio, período em que cada unidade estadual elabora uma ampla programação com foco nas necessidades e expectativas dos MEIs.

 

Fonte – Sebrae

Foto – Divulgação