Gestão da propriedade rural é tema de curso para agricultores do estado do Amazonas

Notícias

Voltado para produtores rurais e para técnicos de assistência e extensão rural (Ater), a Embrapa Amazônia Ocidental realizou o curso “Gestão da Propriedade Rural”, no dia 29 de agosto, na sede da instituição, em Manaus (AM). Com a participação de cerca de 50 pessoas, na capacitação foram repassados conceitos básicos sobre a administração de um empreendimento rural, bem como o planejamento tanto da produção quanto da comercialização.

O curso teve como instrutores os pesquisadores José Olenilson Pinheiro e Rosângela Guimarães, e os técnicos Alexsandro Moreira de Lima, Mirilete Oliveira dos Santos e Jucelia Oliveira Vidal. Para melhor compreensão dos conceitos apresentados, foi realizado um curso mais prático e dinâmico, incentivando a interatividade com os participantes. Nesse sentido foram realizadas atividades em grupos, com exemplos práticos de como deve ser pensada e feita a gestão de uma propriedade rural.

Segundo o pesquisador José Olenilson Pinheiro, o conteúdo abrangeu tanto questões relacionadas à propriedade, ou “dentro da porteira”, como outras mais vinculadas ao mercado. De acordo com Pinheiro, o agricultor precisa conhecer bem a sua propriedade e saber quais são suas aptidões, para assim iniciar um planejamento de curto, médio e longo prazo. “Dessa forma, o produtor pode definir quais as melhores culturas que podem ser implantadas, sempre pensando nos melhores resultados que se pode obter”. Da mesma forma, o controle de todas as ações, com o objetivo de organizar as atividades de sua propriedade deve se transformar em rotina pelo produtor. José Olenilson ressaltou a importância de registrar essas ações, como os custos de implantação, os insumos utilizados, o custo da mão de obra, entre outras variáveis, para no final saber qual a lucratividade das culturas implantadas.

A pesquisadora Rosângela Reis também destacou a importância do planejamento para que uma propriedade seja bem sucedida. “Todo mundo tem um sonho, mas não se pode somente sonhar. Tem que planejar, programar a gestão de qualquer atividade para que esse sonho se concretize”. No curso também foram abordados temas como gestão financeira, levantamento de custos na produção, mercado e comercialização, entre outros.

Fonte – Embrapa

Foto – Divulgação

Deixe uma resposta