Cidade de Tapauá no AM será beneficiada com a instalação de agroindústria para beneficiamento da castanha

Notícias

Em Tapauá, agricultores familiares serão beneficiados com a instalação de uma agroindústria de beneficiamento da castanha-do-Brasil. O projeto conta com a parceria do Governo do Estado, através do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) e da empresa Abufari Produtos Amazônicos.

Com capacidade de 25 toneladas por mês, a agroindústria está prevista para ser inaugurada no mês de abril e irá contemplar os agricultores envolvidos no Projeto Prioritário do Idam para a cadeia produtiva da castanha.

De acordo com a chefe de Departamento de Assistência Técnica e Extensão Florestal do Idam, Nadiele Pacheco, o projeto visa o aumento da produção e produtividade de castanha dentro do município de Tapauá, além da melhoria da qualidade do produto. Através da parceria, a Abufari Produtos Amazônicos, empresa responsável pela instalação da agroindústria, irá comprar a matéria-prima dos produtores de castanhas e trazer uma nova perspectiva de renda para o município.

Capacitação – Com o objetivo de qualificar os agricultores que irão participar do projeto, o Idam realizou de 2 a 5 de março, dois cursos sobre boas práticas de manejo da castanha do Brasil. As aulas foram ministradas pelos engenheiros florestais do Idam, Nadiele Pacheco e Luiz Rocha.

Cerca de 80 agricultores familiares das comunidades Fazenda Abufari e São Sebastião do Abufari participaram dos cursos. “A capacitação consiste em aulas teóricas e práticas dentro dos castanhais, que são o início de uma série de atividades que estão previstas no Projeto Prioritário da Castanha-do-Brasil”, destacou Nadiele Pacheco.

Além dos agricultores, participaram das atividades o gerente do Idam de Tapauá, Franklânio Duarte, o agrônomo da Secretaria Municipal de Produção Rural, Anilson Bastos, os representantes da Abufari Produtos Amazônicos, Denizar Santos, Leonardo Baldissera Santos e Raimundo Rabelo, e o vice-prefeito do município, Hilário Ramiro.

 

 

Fonte – Secom

Foto – Divulgação

Deixe um comentário