No Dia do Artesão, Centro Sebrae apresenta inovações para o setor

Notícias

O Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB) preparou uma programação especial para comemorar o dia 19 de março – Dia do Artesão. Regina Machado, mestre e doutora em Comunicação e Cultura, vai falar sobre a valorização dos objetos feitos à mão e estratégias para atrair consumidores, a rede Asta apresentará histórias bem-sucedidas de negócios do setor e o artesão René Amaral explicará o conceito de loja colaborativa para pequenos produtores de artesanato.

Artesãos, designers e o público em geral poderão participar das palestras e apresentações no CRAB. Basta se inscrever no link: http://bit.ly/diadoartesaonocrab. Haverá ainda visitas guiadas à exposição Que Mestre É Esse?, inaugurada dia 24 de janeiro. São 190 peças de 62 reconhecidos artesãos do país. Entre os destaques, peças do sergipano Véio, de Nino (CE); de Mestre Didi (BA); de mestre Salustiano das rabecas (PE), de Seu Fernando, da Ilha do Ferro (AL), de Mestre Cunha (PE) e as máscaras de Ciça (CE). Tudo grátis.

O presidente do Sebrae Nacional, Carlos Melles, abrirá o evento. “Considerado referência na promoção e desenvolvimento sustentável do artesanato no país, o Sebrae tem desenvolvido ao longo das últimas décadas uma estratégia de atuação para transformar artesãs e artesãos de todo o Brasil em donos dos seus próprios negócios. Nos últimos dois anos, foram realizados 4,6 mil atendimentos em 20 estados brasileiros, com o desenvolvimento de projetos e ações voltados para preparar os artistas com potencial empreendedor para melhorar a produção com perspectivas de atender às demandas de mercado”, explicou Melles.

“Vamos celebrar esses profissionais da artesania. O objetivo deste evento é fortalecer e valorizar a profissão de artesão”, disse Rony Oliveira, diretor-gerente do CRAB. Estarão também presentes o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Rio e da Fecomércio, Antonio Florencio de Queiroz Junior, e toda diretoria do Sebrae Rio.

Durante todo o evento, haverá no térreo um atendimento especial ao público pelo Sebrae Rio, para orientar na formalização de trabalho como Microempreendedor Individual (MEI), além de fornecer informações sobre cursos, palestras e consultorias. O Sebrae também participa da maior feira de capacitação e negócios do setor de artesanato no Rio de Janeiro, a 14ª edição da Rio Artes Manuais, que se realiza de 18 a 22 de março, no Centro de Convenções SulAmérica. Em seu estande na feira, haverá uma palestra sobre Direito e Deveres – Como se formalizar como MEI e rodas de conversa sobre temas de gestão empresarial. A Rio Artes Manuais reúne as maiores indústrias do setor de artesanato, são mais de 50 expositores.

Sobre o CRAB

Criado em março de 2016 no Centro do Rio de Janeiro, O CRAB Sebrae completa quatro anos de atividades reforçando sua missão de promover o artesanato nacional e contribuir para qualificar a imagem dos produtos feitos à mão no Brasil. Em suas galerias estão ou passaram importantes trabalhos de artesanato, revelando histórias, origens e territórios. Atualmente, abriga uma coleção de 700 itens de todos os tipos, que representam a expressão da cultura popular e da criatividade brasileira.

O CRAB também é um espaço de múltiplas atividades, em permanente troca com os demais equipamentos culturais da região e com outros segmentos criativos como o design, a arquitetura, a música, o audiovisual, a literatura, a moda, mídias e a cultura popular. Composto por três prédios históricos do século 18, todo o espaço convive internamente com uma estrutura moderna e sofisticada. Esse complexo é tombado e faz parte do Corredor Cultural do Rio Antigo, criado para preservar áreas históricas. O CRAB está aberto ao público de terça a sábado, de 10h às 17h, e a entrada é gratuita. Fica na Praça Tiradentes 69, Centro.

 

Fonte – Sebrae

Foto – Divulgação

Deixe uma resposta