OCB apresenta boas práticas em workshop da ONU

Notícias

O trabalho de representação das cooperativas, realizado pela OCB junto aos Três Poderes e o panorama do cooperativismo no Brasil foram apresentados durante workshop internacional realizado pela Organização das Nações Unidas (ONU), em Nadi, nas Ilhas Fiji. O evento que reuniu dirigentes e representantes governamentais de 10 países começou na terça-feira (3/3) e terminou hoje. O objetivo foi disseminar boas práticas em cooperativismo nos países do Pacífico Sul.

A OCB foi convidada pelo Departamento de Relações Econômicas e Sociais da ONU para apresentar aos delegados das 10 nações dados relevantes sobre a contribuição das cooperativas para o desenvolvimento socioeconômico do nosso país.

PAÍSES

Participaram do evento delegados da Austrália, Fiji, Filipinas, Ilhas Salomão, Índia, Indonésia, Kiribati, Papua Nova Guiné e Tonga. A ONU reuniu os representantes para um intercâmbio de experiências relacionadas à promoção do cooperativismo como motor de desenvolvimento econômico e social e aliado dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.

Modelo de negócios forte e resiliente, o cooperativismo está presente nas mais diferentes culturas, inclusive nas ilhas da Oceania. Espalhadas por uma vasta área geográfica, essas nações têm o desafio da integração à economia global.

Em Fiji, Ilhas Salomão, Kiribati e Tonga, pequenos arquipélagos com menos de um milhão de habitantes, as cooperativas têm sido instrumento de desenvolvimento e acesso ao comércio internacional. Com legislações recentes e modernas, os governos destes países buscam estimular a formação de cooperativas como forma de reduzir a pobreza.

Em Fiji, país que sediou o evento organizado pela ONU, existem cerca de 300 cooperativas, que congregam mais de 10 mil pessoas. O governo local tem buscado fomentar a formação de cooperativas por meio de parcerias com organizações internacionais.

PARCERIA

A OCB tem sido parceira da ONU na organização de workshops internacionais que promovem os ODS a dirigentes cooperativistas. A Organização está comprometida em apoiar projetos de cooperação internacional que fortaleçam o cooperativismo no Brasil e em outros países.

 

Fonte – OCB

Foto – Divulgação

Deixe uma resposta