Programa de gestão para coops tem novo ciclo

Notícias

Um novo ciclo. Uma nova oportunidade de fazer sua cooperativa crescer! É o Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas, mais conhecido como PDGC, e que teve o ciclo 2020 lançado recentemente pelo Sescoop, com o objetivo de promover a adoção de boas práticas de gestão e de governança pelas cooperativas brasileiras.

Aplicado por meio de instrumentos de avaliação, que permitem um diagnóstico objetivo da governança e da gestão – o programa é realizado em ciclos anuais, visando à melhoria contínua dos processos gerenciais.

“O principal diferencial do PDGC é que o modelo, desenvolvido em parceria com a Fundação Nacional da Qualidade, é totalmente customizado para o cooperativismo, considerando as particularidades do nosso modelo societário, e contemplando o referencial de excelência em gestão”, comenta o presidente do Conselho Nacional do Sescoop, Márcio Lopes de Freitas.

NÚMEROS

Desde a implantação do PDGC, em 2013, o número de participações no programa tem aumentado a cada ciclo. “A evolução dos índices – de lá pra cá – demonstra que investir continuamente na melhoria dos processos de governança e gestão é, não só possível, como necessário para que a cooperativa permaneça competitiva no mercado em que atua”, reforça Susan Vilela, gerente de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas do Sistema OCB, Susan Vilela. Desde de sua implantação, o PDGC já beneficiou mais de 1,8 mil cooperativas.

REVISÃO

Segundo a gerente, em fevereiro foi aberto o ciclo 2020 e para esse ano não há alteração na metodologia e nos questionários, uma vez que uma grande revisão foi realizada em 2019, quando o instrumento de governança se tornou mais robusto e alinhado às atuais práticas de mercado.

“O importante para o ciclo 2020 é que a cooperativa faça sua autoavaliação e continue traçando seus planos de ação para que seus processos estejam no ciclo da melhoria contínua. A gente sabe que as empresas mais bem-sucedidas no mundo promovem constantemente a evolução e a inovação em seus processos, determinando resultados muito satisfatórios no longo prazo”, comenta Susan.

Para realizar a autoavalição em Governança e Gestão basta acessar o site do PDGC, onde é possível além de cadastrar a cooperativa, acessar todos os materiais de apoio do programa.

PRÊMIO

Ao participar do PDGC, a cooperativa pode optar por participar também do Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão, que reconhece o comprometimento das cooperativas com a própria gestão, premiando as melhores, em cada nível de maturidade. O prêmio ocorre a cada dois anos. A próxima edição será em 2021.

COMO FUNCIONA

O Instrumento de Avaliação é dividido em dois questionários. A cooperativa primeiro responde ao Questionário de Governança, baseado no Manual de Boas Práticas de Governança Cooperativa do Sistema OCB – um modelo de direção estratégica, fundamentado nos valores e princípios cooperativistas. Na sequência, responde ao Questionário de Gestão, que avalia a gestão da coop com base no Modelo de Excelência da Gestão® (MEG) – um referencial utilizado para promover a melhoria da qualidade da gestão e o aumento da competitividade das organizações.

Após o preenchimento dos questionários, a cooperativa recebe de forma automática uma devolutiva, onde a partir das oportunidades de melhoria apresentadas será possível definir e implementar ações para o desenvolvimento da cooperativa. Na devolutiva também são gerados índices para acompanhamento e monitoramento da melhoria nos processos da cooperativa.

 

 

Fonte – OCB

Foto – Divulgação

Deixe uma resposta