Tocantins conta com novas cooperativas do ramo de infraestrutura

Notícias

O time de cooperativas do Tocantins só cresce. Recentemente, o Sistema OCB/ TO aprovou o registro de duas novas cooperativas do Ramo Infraestrutura para compor o quadro que já conta com cooperativas de diversos segmentos.

A Cooperativa de Energia Solar do Tocantins (CEST) possui 20 cooperados e está situada no município de Porto Nacional (TO), há 63 km da capital. Já a Cooperativa de Energia do Tocantins (Coopenertins), com sede em Palmas, tem como atividade principal a geração de energia através do aproveitamento de potencial hidráulico.

No cooperativismo os dois grupos encontraram um modelo de negócios mais justo e democrático, capaz de produzir e distribuir energia de uma forma mais equilibrada economica e socialmente.

Para a superintendente do Sistema OCB/TO, Maria José Oliveira, é importante reforçar o papel da instituição como representante do cooperativismo. “Nós temos uma equipe especializada para dar suporte a todas as cooperativas, desde aquelas que estão em processo de constituição, até as cooperativas que se encontram em níveis mais avançados de maturidade da gestão”.

De acordo com a diretora da Cooperativa CEST, Maria Aparecida Ribeiro, uma das vantagens do registro junto ao Sistema OCB/TO está nas soluções de desenvolvimento humano ofertadas, como capacitações em áreas técnicas e sobre o cooperativismo. “Como somos uma cooperativa nova, ainda estamos aprendendo sobre o cooperativismo e vamos continuar nos dedicando ainda mais”, afirma a diretora.

Sistema OCB/TO

Há 30 anos o Sistema OCB/TO trabalha pelo fortalecimento do cooperativismo no estado, sendo composto pelo Sindicato e Organização das Cooperativas, que atua na representação política e institucional das cooperativas; e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo, que tem por objetivo promover a cultura cooperativa, fomentar a qualificação profissional e o aperfeiçoamento da gestão.

 

 

Fonte – Ascom

Foto – Divulgação

Deixe uma resposta