Tetra Pak apoia trabalhadores de cooperativas de recicláveis durante a pandemia

Notícias

Com o objetivo de seguir o compromisso em sustentabilidade e cumprir a promessa de marca de proteger os alimentos, as pessoas e o futuro, a Tetra Pak adotou medidas de apoio aos trabalhadores de cooperativas de materiais recicláveis, importante elo para a reciclagem das embalagens ser realizada no Brasil. Em parceria com o CEMPRE (Compromisso Empresarial para a Reciclagem) e a plataforma Reciclar pelo Brasil, será feito um aporte financeiro para a compra de kits de higienização, máscaras protetoras e alimentos básicos, atingindo cerca de 5 mil cooperados.

Há mais de 20 anos estimulando a valorização dos catadores, a companhia acredita que a colaboração é uma forma de minimizar o impacto da crise nas cooperativas de materiais recicláveis. “Nossos pensamentos estão com as pessoas que tiveram suas vidas afetadas por conta da situação atual. Diante de um desafio sem precedentes, estamos empenhados em direcionar nossos esforços para a colaboração e ajudar comunidades vulneráveis que acompanhamos há tantos anos. É nosso compromisso agora, mais do que nunca, atuar de modo a proteger as pessoas e o futuro”, afirma Valéria Michel, diretora de sustentabilidade da Tetra Pak do Brasil e Cone Sul.

Em parceria com o CEMPRE (Compromisso Empresarial para Reciclagem), serão impactados mais de 820 cooperados de 62 cooperativas localizadas nos mais diversos municípios do país. A companhia também apoiou levantamento realizado pela entidade com uma equipe de cerca de 20 consultores para identificar o panorama sobre a coleta seletiva no Brasil e as necessidades das cooperativas frente à pandemia de Covid-19. Alguns dos dados coletados apontam que cerca 35,5% dos municípios não alteraram a programação da coleta seletiva; 26,3% reduziram a frota de caminhões e a frequência de entrega dos resíduos nas cooperativas; 24,9% dos municípios suspenderam temporariamente o serviço de coleta seletiva e 12,7% dos municípios avaliados não possuem o serviço de coleta seletiva implementado.

O levantamento servirá como base para identificar questões relevantes tanto para incentivar ações que continuem auxiliando o elo da cadeia da reciclagem que está sendo afetado pela paralisação quanto para o início da elaboração de planos e inciativas direcionados para a retomada das atividades.

A Tetra Pak também participa da plataforma Reciclar pelo Brasil - programa de cooperação entre 15 empresas e associações de diferentes segmentos do mercado em parceria com a ANCAT (Associação Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis). O grupo dará suporte financeiro às famílias de cooperados durante dois meses. A previsão é que mais de 4.300 cooperados de 160 cooperativas recebam o auxílio.

Fornecedora de embalagens cartonadas e equipamentos para a indústria alimentícia, a Tetra Pak tem se esforçado para continuar operando normalmente para garantir o acesso ininterrupto a alimentos e bebidas. Para isso, a empresa tem seguido medidas rigorosas em acordo com as orientações da OMS (Organização Mundial da Saúde), priorizando a saúde e a segurança de seus funcionários.

 

 

Fonte – Ascom

Foto – Divulgação 

Deixe um comentário