FAEPA e OCB/PA articulam termo de cooperação

Notícias

Aliando as expertises da FAEPA na organização do setor produtivo agrícola e do Sistema OCB/PA no desenvolvimento de cooperativas, o termo visa fomentar o fortalecimento da agricultura familiar e do agronegócio. Em reunião na última quarta (19), foram definidas as atribuições das entidades na parceria.

Foram traçadas estratégias para se construir ações conjuntas em prol do segmento. Na oportunidade, participaram o presidente do Sistema Faepa, Carlos Xavier, o assessor técnico Sindical, João Conceição Filho, juntamente com o presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol, o superintendente Júnior Serra e o analista de Desenvolvimento, Deivison Pinheiro.

Um dos principais desdobramentos é o acesso das cooperativas vinculadas ao Sistema OCB/PA ao Programa Negócio Certo Rural. São desenvolvidas ações de aprimoramento da gestão no campo. com conceitos de empreendedorismo, planejamento e administração. As atividades subsidiam um Plano de Negócio bem estruturado. A finalidade é contribuir para a melhoria da gestão da propriedade rural e planejamento de novas oportunidades de negócios.

“O programa vem ao encontro de uma necessidade que já identificamos nas nossas cooperativas de trabalhar o planejamento e a gestão da produção nas propriedades rurais. É uma prática fundamental para o aumento da capacidade produtiva, assim como para a estruturação de novos mercados que exigem um nível de organização maior”, explicou o presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol.

A Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (Faepa) irá disponibilizar ainda meios e recursos para a promoção e incentivo à expansão do conhecimento cooperativista nas ações desenvolvidas; divulgar e dar ampla publicidades das soluções de orientações e capacitações oferecidas.

Já o Sistema OCB/PA, como algumas de suas atribuições, deverá fornecer capacitação em cooperativismo; implementar e alinhar os seus programas com os projetos desenvolvidos pela FAEPA; divulgar e dar ampla publicidade das soluções em orientações e capacitações oferecidas. Uma das principais ações será a ampliação do INCUBCOOP, programa do Sistema OCB/PA que fornece assessoria contábil, administrativa e financeira às cooperativas.

O termo de cooperação técnica está em fase final de elaboração. Será incluída ainda a participação do Sistema OCB/PA no Programa “PROPARÁ – Agronegócio Competitivo”, que busca ampliar a produção, preservando o meio ambiente por meio de tecnologias e soluções inovadoras.

“O Pará tem tudo para ser igual aos estados de São Paulo e Paraná juntos, com 43 milhões e 500 mil hectares para produzir com respeito à floresta. Esse é o nosso objetivo com o PROPARÁ e queremos a contribuição do Sistema OCB/PA na sua expertise cooperativista”, afirmou o presidente do Sistema Faepa, Carlos Xavier.

 

 

Fonte – OCB/Pará

Foto – Divulgação

Deixe uma resposta