Federação realiza treinamento PLDFT e sai na frente para capacitação das cooperativas de Crédito

Notícias

Na última quinta-feira, 20 de agosto, a Federação Nacional das Cooperativas de Crédito (FNCC) promoveu o treinamento “Prevenção à Lavagem de Dinheiro e Combate ao Financiamento do Terrorismo” (PLDFT). O curso foi feito de forma online, via Microsoft Teams, e contou com 55 participantes – um recorde de participação de Diretores e Conselheiros.

O treinamento ministrado por Manoel Cruz e Mario Morishita, da Morishita Consultoria, visa capacitar as cooperativas para atuar preventivamente. Para isso, no curso, eles falam sobre as práticas de lavagem de dinheiro mais comuns no mercado.

“Gratificante ter ministrado o treinamento de PLDFT na FNCC. Foram muitos participantes, o que demonstra o interesse no tema, e como trata-lo dentro de suas respectivas cooperativas, principalmente à luz das novas normativas de PLDFT do órgão regulador a entrarem em efeito em 1 de outubro. Agradeço a FNCC a oportunidade”, declara Manoel Cruz.

Além disso, o curso também aborda sobre legislação brasileira, setores mais visados, autoridades responsáveis por promover e aplicar a lei de lavagem de dinheiro, etapas da lavagem e tudo que permeia a questão.

FNCC sai na frente com as suas federadas

Vale destacar que com esse treinamento PLDFT, a FNCC se adianta na capacitação das cooperativas com relação a resolução 3798 de 23/01/2020. Essa resolução “prepara sobre a política, os procedimentos e os controles internos que deverão ser adotados pelas instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil, prevenindo sobre a prática dos crimes de ‘lavagem’ ou ocultação de bens, direitos e valores” como consta no Diário Oficial da União.

O treinamento foi um sucesso e os participantes aproveitaram a oportunidade para se qualificar ainda mais. “Parabéns pelo curso, excelentes professores! O curso vai ajudar as coops a se adaptarem aos procedimentos da nova circular”, declara Eliane Flávio da Schaeffler.

“Ótima explanação do professor Manoel, nota dez para a organização da FNCC do curso por vídeo conferência” destaca Rosangela Santiago, da CrediSG”.

Serviço

A Federação Nacional das Cooperativas de Crédito – FNCC representa suas cooperativas associadas, junto aos órgãos governamentais, instituições financeiras e todo o segmento e tem como missão proporcionar suporte técnico, estratégico e político para que as cooperativas de crédito possam se fortalecer, se profissionalizar e praticar todos os princípios cooperativistas.

 

 

Fonte – Ascom

Foto – Divulgação

Deixe uma resposta