Ideias inovadoras para o agronegócio podem virar startups no Acelera Esalq

Notícias

Uma experiência de inovação e empreendedorismo para universitários de instituições de ensino públicas e privadas, com treinamentos e premiação de 20 mil reais para as melhores equipes. Esse é o objetivo do programa Acelera Esalq que está com as inscrições abertas até o dia 13 de setembro no site do Centro de Inovação para Agricultura China-Brasil. A iniciativa é uma parceria entre a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP e as universidades chinesas China Agricultural University (CAU) e Hainan University, para incentivar ideias inovadoras para problemas do agronegócio brasileiro.

A programação terá início no dia 19 de setembro e encerramento em 12 de dezembro com oito encontros on-line, totalizando 32 horas de carga horária, de 4 horas cada (das 8h às 12h). “As equipes terão contato direto com os principais nomes do ecossistema de inovação do agro, além de professores da USP”, destacou o diretor da Esalq, professor Durval Dourado Neto.

Segundo o professor Fábio Marin, coordenador do projeto na Esalq, a intenção é possibilitar aos jovens inscritos uma educação corporativa, apresentando o processo de inovação a fim de estimular a personalidade empreendedora. “As atividades pretendem despertar os alunos para o processo de inovação antes de partirem para a abertura de uma startup. Piracicaba é o vale do agro brasileiro e o nosso papel, enquanto universidade, é proporcionar essa formação interna e o diálogo com os hubs de inovação instalados no município”, disse.

A participação é aberta para alunos matriculados em cursos de graduação e pós-graduação de ensino superior, em faculdades públicas ou privadas, sendo obrigatória a presença de, no mínimo, três e, no máximo, cinco integrantes na equipe. Confira o vídeo sobre o programa:

O Acelera Esalq é um treinamento aprovado como Programa de Atualização pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP e as melhores equipes classificadas ao final do programa, em avaliação composta com representantes de renomadas empresas e docentes, serão premiadas. A primeira edição do programa conta com o patrocínio da Mosaic e o apoio da Fealq, EsalqTec, Pecege, WBGI e Solidaridad Brasil. Para inscrever uma equipe no Acelera Esalq acesse o formulário neste link.

 

 

Fonte – USP

Foto – Divulgação

Deixe uma resposta