Setor agropecuário no AM é destaque com saldo positivo em 2020, segundo dados do Caged

Notícias

Dentre os setores da economia amazonense com maior representatividade, o Agropecuário se destaca com saldo positivo, segundo dados divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), que faz o registro permanente de admissões e dispensa de empregados, sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

O saldo positivo no setor Agropecuário no Amazonas reflete uma tendência do país, que tem na Agroindústria o setor com maior destaque em número de contratações. No acumulado do ano de janeiro a julho de 2020, o segmento acumula no Brasil um saldo positivo de 86.217 vagas de trabalho, resultado bem acima do segundo colocado, a Construção Civil, com saldo positivo de 8.742 contratações.

Embora o saldo positivo seja de apenas 60 vagas, o resultado demonstra que, mesmo com toda a crise mundial de saúde, em decorrência da pandemia de Covid-19, o setor continuou em crescimento, asseverando que o Agronegócio é um setor importante de desenvolvimento e empregabilidade no estado do Amazonas.

Para a secretária executiva do Trabalho e Empreendedorismo, Neila Azrak, o resultado positivo do setor Agropecuário reflete o investimento realizado pelo Governo do Estado no setor primário, garantindo que os produtores rurais pudessem melhorar e escoar a produção, além da possibilidade de aquisição de implementos agrícolas.

“Todas essas ações mantiveram o setor produzindo, o que garantiu a manutenção dos empregos formais e, em muitos casos, a contratação de novos profissionais, mesmo diante da crise mundial de saúde com o Covid-19. Isso mostra a importância do setor Agropecuário para o Amazonas e para o Brasil, gerando empregos nos municípios e fortalecendo a economia do nosso estado”, disse.

 

Fonte – Secom

Foto – Divulgação

Deixe um comentário