Idam realiza ação e atende 30 famílias de produtores rurais em Boa Vista do Ramos

Notícias

O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) realizou visita de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) no ramal da Enseada do Massauari, no município de Boa Vista do Ramos (a 269 quilômetros de Manaus). A atividade foi coordenada por técnicos da unidade local do Idam, na última semana, e atendeu produtores de mandioca e guaraná com serviços de cadastramento e emissão do Cartão do Produtor Primário e Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (DAP).

“A visita foi solicitada pelos produtores do ramal. Nós levamos uma equipe técnica, apresentamos os Projetos Prioritários do Guaraná e da Mandioca, emitimos o Cartão do Produtor Rural juntamente com a DAP e realizamos o cadastramento das unidades de produção familiar através dos Projetos Prioritários”, explicou o gerente da unidade local do Idam no município. Segundo o gerente, a ação atendeu um total de 30 famílias de produtores rurais e foi possível devido à abertura recente do ramal da Enseada do Massauari, feita em parceria com a Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror).

O guaraná é uma cultura tradicional do Amazonas, que contribui com cerca de 20% da produção nacional. Atualmente, o estado conta com 3,8 mil agricultores engajados no cultivo do guaraná e uma produção de mais de mil toneladas. Por ser uma matéria-prima na indústria de refrigerantes, o guaraná forma uma cadeia produtiva com alto valor econômico agregado. Através do Projeto Prioritário do Guaraná, o Idam tem trabalhado para ampliar os serviços de ATER nos municípios de Boa Vista do Ramos, Coari, Maués, São Sebastião do Uatumã, Urucará e Apuí.

A mandioca é outra cultura tradicional, sendo cultivada por quase 70 mil agricultores no estado. A produção anual média é em torno de 180 mil toneladas. Com o objetivo de fomentar o plantio da mandioca e expandir sua produção para atender a demanda interna, o Idam desenvolveu o Projeto Prioritário da Mandioca para levar os serviços ATER a 30 municípios, que incluem Boa Vista do Ramos, Manacapuru e Ipixuna.

Destinados a fomentar a produção rural e a agricultura familiar, os Projetos Prioritários são uma iniciativa do Idam para oferecer serviços de apoio e benefícios a comunidades rurais por todo o estado.

 

 

Fonte – Secom

Foto – Divulgação

Deixe uma resposta