Sepror comemora crescimento da produção de ovos no Amazonas

Notícias

Informações divulgadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) sobre o desempenho do setor primário, no estado do Amazonas, em 2019, destacou o crescimento da produção de ovos de galinhas. Segundo a pesquisa, o estado continua na liderança, na produção em toda a região norte, onde superou em 2,3% a marca do ano anterior, alcançando 63,3 milhões de dúzias. Fato comemorado pela Secretaria Estadual de Produção Rural (Sepror), como fruto de investimento do Governo do Estado.

“Os números do IBGE comprovam o bom momento do setor primário amazonense, fruto dos investimentos corretos do Plano Safra do Governo do Amazonas. A produção de ovos é uma tradição de mais de 50 anos e ao longo desses anos, avançamos muito na produção e na qualidade do ovo produzido aqui no estado. É preciso que o consumidor amazonense valorize nossos produtos regionais que geram emprego, renda e melhoram a vida de quem mora aqui”, disse o secretário da Sepror, Petrucio Magalhães Júnior.

O fato é visto pela Associação Amazonense de Avicultura (AAMA) como resultado de investimento empresarial e apoio governamental, cujas ações geraram confiança do consumidor.

O presidente da AAMA, Luiz Mário Peixoto, diz que o crescimento do consumo de ovos se deve, também, por ser o produto uma proteína mais acessível popularmente, se comparado a outros produtos como carne e frango. “Esse resultado é fruto de investimentos dos produtores, assim como, do expressivo apoio técnico do Governo do Estado, ações de fiscalização e classificação, através de selos de qualidade, que garantem à população que estamos fazendo chegar à mesa de todas as famílias um produto saudável”, enfatizou Peixoto.

Ranking – O Amazonas é a 12ª Unidade da Federação que mais produz ovos de galinha no Brasil, sendo Manaus o 14º, no ranking, dos maiores municípios produtores desses ovos no país. A pesquisa do IBGE indica ainda que a produção de ovos de galinha, no Amazonas, gerou o valor de produção de R$ 228,3 milhões em 2019 – R$ 28,2 milhões a mais do que em 2018. O valor de produção também foi o maior da região norte. No segundo semestre de 2020, segundo o Instituto, o Amazonas registrou 1.930.491 cabeças de galinhas poedeiras, conforme dados publicados através do boletim Produção de Ovos de Galinha – POG, atualizado recentemente. Estima-se que o consumo de ovos, no País, é de 212 ovos por pessoa anualmente.

 

Fonte – Secom

Foto – Divulgação

Deixe uma resposta